Trabalho de custeio abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO

















CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
(ACTIVITY BASED COSTING)





























2007
SUMÁRIO





INTRODUÇÃO 03

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES OU ABC 04
BENEFÍCIOS DO CUSTEIO ABC 07
COMO INICIAR O ABC 07
ATRIBUIÇÃO DOS CIF AOS PRODUTOS 08
IDENTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES RELEVANTES 11
ATRIBUIÇÃO DECUSTOS ÀS ATIVIDADES 12
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS DIRECIONADORES DE CUSTOS 15
ATRIBUIÇÃO DOS CUSTOS DAS ATIVIDADES AOS PRODUTOS 16
COMPARAÇÃO DOS SISTEMAS DE CUSTEIO EXISTENTES 22
SISTEMAS DE CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO 23
SISTEMA DE CUSTO POR PROCESSO 24
SISTEMA DE CUSTO PADRÃO 25
SISTEMA DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES 26
OUTROS SISTEMAS DE CUSTEIO 27
ABC – ACTIVITY BASEDMANAGEMENT –
GESTÃO BASEADA EM ATIVIDADES 28

CONCLUSÃO 29
BIBLIOGRAFIA 30












INTRODUÇÃO






O ABC é uma ferramenta que permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades dentro da empresa e suas respectivas relações com os produtos.
Para se utilizar o ABC, é necessária a definição das atividades relevantes dentro dos departamentos,bem como dos direcionadores de recursos que irão alocar os diversos custos incorridos às atividades.
Custeadas as atividades, a relação entre estas e os produtos são definidas pelos direcionadores de atividades, que levam o custo de cada atividade aos produtos.
Apresentaremos neste trabalho a definição de Custeio Baseado em Atividades, as razões para seu surgimento, sua importância evantagens, fases para implantação, atribuição dos CIF aos produtos, identificação das atividades relevantes, atribuição de custos às atividades, identificação e seleção dos direcionadores de custos, atribuição dos custos das atividades aos produtos, uma comparação com outros métodos de custeio além de um breve comentário sobre gestão baseado em atividades.Custeio Baseado em Atividades ou ABC (Activity Based Costing)




O sistema ABC de custeio baseado em atividades é uma ferramenta empresarial que tem como objetivos principais medir e melhorar as atividades que compõem  os processos de negócios e calcular com precisão os custos dos produtos. Uma empresa, representada por uma sucessão de processos de negócios, que utiliza o sistemade custeio baseado em atividades, consegue identificar quais os recursos e as atividades consumidas por cada produto da empresa, conseguindo alocar de forma coerente os custos indiretos consumidos por cada produto. O sistema ABC é uma tentativa de suprir falhas do sistema de custeio tradicional das despesas indiretas, que utiliza o critério de rateio baseado na mão-de-obra direta, ounos materiais diretos, entre outros, propiciando o aparecimento de distorções. Esta técnica  foi muito útil no passado, quando os custos indiretos (overhead) não ultrapassavam 10% dos custos totais. Atualmente, entretanto, os custos indiretos podem representar até 70% dos custos totais, enquanto que a participação de mão de obra direta reduziu-se sensivelmente, chegando em alguns casos deempresas muito automatizadas, com não mais do que 5% dos custos totais de fabricação. O ABC (Activity Based Costing) determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtossubcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permite ainda que se tome ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos de overhead, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros.
A metodologia ABC nasceu...
tracking img