Trabalho de controle de qualidade - feigenbaum

[pic] |
Universidade do Estado do
Rio de Janeiro
Faculdade de Tecnologia
Engenharia de Produção
UERJ |
[pic] | |

Feigenbaum na História da Qualidade

Alunos: Anderson Araujo de LimaGabriela C.G. de Oliveira
Lucia Perez Toledo
Disciplina: Controle de Qualidade
Professor: Carlos Montanheiro

SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Objetivo 4
3. História de vida 44. Cenário da época 4
5. Influências 4
6. Controle da Qualidade Total 5
6.1. Os dezenove passos de Feigenbaum para a melhoria da qualidade 6
6.2. Os Quatro Pecados Mortais da Qualidade segundoFeigenbaum 7
7. Referências Bibliográficas 7

1. Introdução

Inicialmente o conceito de qualidade era associado diretamente com à definição de conformidade às especificações.Posteriormente este conceito evoluiu para a satisfação do cliente, que exige não somente produtos que estejam conforme com as exigências, mas também que atendem outros requisitos como: rapidez de entrega,flexibilidade, condições de pagamento, atendimento pré e pós venda, bom atendimento dentre outros.

Com esta evolução do conceito de qualidade, surgiu nas empresas a necessidade de assegurar estaqualidade, que se tornou fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Pouco tempo depois percebeu-se que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a qualidade não erasuficiente para seu sucesso.

O conceito de satisfação do cliente foi então estendido para outros setores envolvidos com as atividades da empresa. O termo Qualidade Total representa a busca dasatisfação, não só do cliente, mas de todos os setores significativos na existência da empresa e também da excelência organizacional da empresa. Diversos fatores como cultura, filosofia de vida, tipode produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente na definição do que é qualidade. Sendo assim a qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente...
tracking img