Trabalho de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE ENGENHARIA – DEPTº DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA

ANÁLISE COMPARATIVA DAS LOJAS RENNER E LOJAS MARISA

Rio de Janeiro
2012
VIVIANE ROSE PINTO
( Colocar o nome de todos)

O trabalho é apresentado como pré-requisito parcial para a disciplina de Contabilidade básica para a tomada de descisão.Professor Responsável: Antonio Carlos de Lemos Oliveira
Disciplina: Contabilidade básica para a tomada de decisão


Rio de Janeiro
2012

SUMÁRIO
Sumário


1- INTRODUÇÃO 4
2- BREVE APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS 5
3- ANÁLISE DE MERCADO 8
4- MARKET SHARE 9
5- ÍNDICEDE LIQUIDEZ 10
5.1- LIQUIDEZ CORRENTE 10
5.2- LIQUIDEZ SECA 10
5.3- LIQUIDEZ GERAL 10
5.4- Análises de Liquidez Lojas Marisa 11
5.5- Análises de Liquidez Lojas Renner 12
6- ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO 15
7- INDICE DE RENTABILIDADE 16
8- INDICE DE LUCRATIVIDADE 17
9- BIBLIOGRAFIA 18




1- INTRODUÇÃO

Este trabalho faz parte da matéria de CONTABILIDADE BÁSICA PARA ATOMADA DE DECISÃO do curso de PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ECONOMICA, oferecido pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O trabalho visa analisar comparativamente a situação financeira de duas empresas do mesmo ramo. As empresas analisadas são LOJAS RENNER S.A e MARISA LOJAS S.A nos anos de 2009 a 2011.
Através da análise das demonstrações financeiras podemos determinar qual a realsituação financeira e econômica, através de pontos fundamentais como: estrutura, capacidade de pagamento de dívidas, rentabilidade e etc.

2- BREVE APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS
LOJAS RENNER SA.
O ano de 1965 marca o início da história de Lojas Renner como uma empresa verdadeiramente independente. Até então, Lojas Renner existia como parte do grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairroNavegantes, em Porto Alegre (RS). Foi como parte integrante do grupo A. J. Renner que Lojas Renner inaugurou em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto-de-venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, ainda como empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e Lojas Renner passou a operar como uma loja de departamentos
Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, ogrupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A. Dois anos depois, em 1967, Lojas Renner já se transformava em uma empresa de capital aberto.
Em 1991, quando teve início o processo de reestruturação, a Companhia contava com oito lojas e, até novembro de 1998, já havia inaugurado 13 novas lojas,totalizando 21 unidades.
Em junho de 2005, ocasião em que a Companhia já atuava com 64 pontos-de-venda, a JC Penney, em conjunto com os administradores da Lojas Renner, optou pela venda do controle da Companhia através de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A Lojas Renner entrou então no Novo Mercado da Bovespa como a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizadoe aproximadamente 100% das ações em circulação.
No ano em seguinte, em 2006, com a bem sucedida operação de pulverização das ações na Bolsa, o plano de expansão é intensificado e Lojas Renner inicia sua atuação no Nordeste, com a abertura de lojas nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. Ao longo do ano são inauguradas 15 novas unidades e a Companhia chega ao número de 81 lojas.
O ano de 2007marca a continuidade do plano de expansão e a chegada da Companhia na região Norte, com a abertura de uma loja no estado do Amazonas. Também é intensificada a presença no Nordeste com a entrada da Companhia nos estados de Sergipe e Paraíba e o fortalecimento da atuação na Bahia. Durante o ano são abertas 14 novas operações e a rede chega ao final de dezembro com 95 lojas.
Hoje a Lojas Renner...
tracking img