Regras de futsal basquete handball e volei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regras do Futsal
- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura.
- A bola de futsal (categoria adultomasculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20minutos).
- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).
- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou atéque sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.

- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.

- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de cantoa favor da equipe adversária.

- Na hora do pênalti o goleiro deverá ficar sobre a linha do gol, podendo movimentar-se exclusivamente sobre ela.

- No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido. 
- No lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bolapenetrar na mesma antes tocando em algum jogador, inclusive o goleiro, o tento será válido.

- No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o tento será válido.

- No arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo colocada sobre ou junto a linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra dejogo, podendo mover-se levemente.

- Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta , um tiro livre indireto (dois lances), será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.

Regras do Basquetebol
- O principal objectivo do jogo é encestar, ou seja,introduzir a bola no cesto.
- Cada equipa tem 5 jogadores em campo e 5 suplentes. Se um jogador sai do campo pode ser substituído por outro.
- Os pontos resultam da conversão dos lançamentos. Cada cesto pode valer 1 ou 2 pontos. Ganha a equipa que somar mais pontos.
- O jogo inicia-se com bola ao ar no círculo central e apenas um jogador de cada equipa pode estar dentro do mesmo.
- Nunca sedevem pisar as linhas que limitam o campo.
- Após cada cesto válido, cabe à equipa que o sofreu repor a bola em jogo atrás da linha de fundo.
- A bola fora é reposta em jogo na linha mais próxima.
- Depois de receber a bola o jogador pode mover-se rodando sobre um pé (pé-eixo) ou driblando para progredir no campo.
- Depois de driblar e agarrar a bola podem utilizar-se dois apoios, antes doterceiro liberta-se a bola, para passar ou lançar ao cesto.
 São violações:
- Correr ou mover os dois pés com a bola na mão ( passos).O árbitro assinala com a rotação dos punhos fechados.
- Driblar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo ou driblar, agarrar e voltar a driblar (drible ilegal). O árbitro assinala com o batimento alternado das mãos.
- Tocar com o pé (também se considera a coxa) na...
tracking img