Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO DR. JOSÉ JOAQUIM MARQUES
PENALVA, 04 DE ABRIL DE 2012
COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA
DOCENTE: ANTÔNIO JOSÉ
TURNO: VESPERTINO SÉRIE: 3º ANO SALA: 304

A descoberta dos cromossomos e das divisões celulares.

PENALVA - MA
CENTRO DE ENSINO DR. JOSÉ JOAQUIM MARQUES
PENALVA, 04 DE ABRIL DE 2012
COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA
DOCENTE: ANTÔNIO JOSÉ
TURNO:VESPERTINO SÉRIE: 3º ANO SALA: 304

Componentes:
Érica de Jesus
Érica Vieira
Joelberth Sena
Josileide
Josilene
Luzinelma
Nauricélia
Nicélia

PENALVA - MA
INTRODUÇÃO

A descoberta dos cromossomos - Um cromossomo ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicasnas células dos seres vivos.
Nos cromossomas dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas (Fig. 1), e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo. Na sua forma não-condensada, o DNA pode sofrer transcrição, regulação e replicação.
Durante a mitose (ver divisão celular), os cromossomosencontram-se condensados e têm o nome de cromossomos metafísicos e é a única ocasião em que se podem observar com um microscópio óptico.
O primeiro investigador a observar cromossomas foi Karl Wilhelm von Nägeli em 1842 e o seu comportamento foi descrito em detalhe por Walther Flemming em1882. Em 1910, Thomas Hunt Morgan provou que os cromossomas são os portadores dos genes.Figura 1:: Cromossoma. (1) Cromatídeo. Cada um dos dois braços idênticos dum cromossoma depois da fase S. (2) Centrómero. O ponto de ligação de dois cromatídeos, onde se ligam os microtúbulos. (3) Braço curto. (4) Braço longo.

DIVISÕES CELULARES

Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula mãe, se divideem duas (mitose) ou quatro (meiose) células filhas, com toda a informação genética relativa a espécie. Estes processos fazem parte do ciclo celular.
Nos organismos unicelulares como os protozoários e as bactérias e este é o processo de reprodução assexuada ou vegetativa.
Os organismos multicelulares, estes processos podem levar à formação a esporos ou gametas, que darão origem a aonovo individuo, ou crescimento do individuo desde o zigoto até o individuo adulto (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células senescentes por células novas.
Função da Divisão Celular
A divisão celular tem como função (através da sua capacidade metabólica) a manutenção da vida enquanto conseguir(uma célula dá origem a uma outra célula). Através desta divisão ascélulas-filhas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da mãe onde há uma hereditariedade através da reprodução ou divisão celular normal ou tem como função e com fidelidade passar o programa genético de uma geração celular para a geração seguinte(a cromatina da célula mãe, é replicada ou separada recebendo as células filhas uma quantidade do DNA da mãe).
Tem como função também areconstituirão celular, crescimento e desenvolvimento dum pluricelular, por exemplo, através dum zigoto unicelular.
A divisão pode ter diferentes velocidades nos diferentes tecidos celulares com diferentes funções.
Tipos de Divisão Celular
Na natureza encontramos dois tipos de divisão celulares similares:
A mitose que as células filhas terão a mesma quantidade de cromossomas replicadas em doispossuindo um numero diploide (2n) que são células somáticas, e a meiose que dividem-se a quantidade de cromossomas pelas células filhas que possuem um numero haploide de cromossomas(n).
Utilizam ambas a citocinese que é a separação parcial em dois o citoplasma da célula-mãe e que está sempre acompanhada com a divisão celular. Na célula animal esta divisão origina duas células filhas...
tracking img