Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biotecnologia
1. tecnologia que gera produtos e processos de origem biológica. 2. espectro ou conjunto de tecnologias moleculares aplicadas ao estudo de microrganismos, plantas e animais.
A palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega:
* bio significa vida
* tecnos representa o uso prático da ciência
* logos significa conhecimento
Aplicações daBiotecnologia: Outras Áreas
A biotecnologia não trabalha apenas com alimentos e indústria farmacêutica, há também pesquisas em outros campos. Um exemplo é a indústria de tecidos, onde já existem pesquisas para criar um tipo de algodão que já seja colorido naturalmente. Isso aumentaria a resistência das fibras e diminuiria os gastos com o tingimento, que também causa impactos ambientais.
Já é possíveltambém produzir plástico utilizando bactérias. Este tipo de plástico pode ser utilizado em embalagens e outros produtos e é biodegradável, ou seja, ajuda a preservar o meio ambiente.
Há também pesquisas para buscar outras formas de gerar energia. Utilizando materiais como madeira, girassol, milho, soja e cana-de-açúcar, os cientistas utilizam a biotecnologia para produzir biocombustíveis, que nãoprejudicam o meio ambiente e que sejam mais baratos.
Curiosidades sobre biotecnologia, com especial atenção para assuntos relacionados ao dia-a-dia do jovem. |
Arroz foi modificado geneticamente por agricultores pré-históricos
(10/06/2011)
Não é de hoje que o ser humano interfere na genética das plantas para obter variedades com melhores características agronômicas, a exemplo daprodutividade. Segundo um grupo de cientistas liderados por Masanori Yamasaki, da Universidade de Kobe, no Japão, esse é o caso do arroz. Testes genéticos mostraram que, no processo de domesticação, as mutações tornaram os talos do arrozeiro mais robustos e aumentaram a capacidade de produção de grãos da planta.

Os cientistas analisaram o genoma do arroz selvagem e o comparou ao de duas subespécies docereal, domesticados em momentos e de forma diferentes. Devido a uma mutação no gene “semi anão 1” (SD1), o caule do arroz ficou mais curto. A diversidade genética no SD1 é muito maior no arroz selvagem que nas espécies cultivadas pelo ser humano, que guardaram as mutações. Para os autores, isso sugere que houve uma seleção artificial durante o início do processo de domesticação do arroz.

Aconclusão da pesquisa é de que nossos antepassados (agricultores chineses) levaram em conta a altura dos pés e selecionaram as menores plantas, que tinham características genéticas específicas. Assim como acontece com os atuais transgênicos, os antigos produtores também tinham o objetivo de aumentar a produtividade.
O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção deindivíduos ou populações com características desejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade.
Em sua forma mais comum, o melhoramento se dá através da seleção de indivíduos superiores, os quais podem ser vegetativamente multiplicados, ou restabelecidos em um delineamento adequado para a comprovação de sua superioridade genética, para aprodução de sementes ou para a propagação comercial.
Exemplo: Os seres vivos possuem vários pares de cromossomos. Cada um destes possui genes que são os responsáveis pela expressão das características dos indivíduos. Na divisão celular que antecede a formação dos gametas masculinos (espermatozóides) e feminino (óvulo) os pares de cromossomos se separam e assim cada um reúne a metade do número decromossomos da célula original.
Cada novo indivíduo recebe ao se formar um conjunto de cromossomos do pai e outro da mãe sendo restabelecido o número de cromossomos da espécie. Na reconstituição dos cromossomos, a predominância ou não dos genes para uma mesma característica determinará se ela será expressada ou não. A observação de muitas gerações nos permite ainda identificar características de...
tracking img