Trabalho de bioetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOÉTICA

Etica (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bommodo de viver pelo pensamento humano.
Trata-se da ciência que considera a conduta humana. Enquanto ciência, a ética não é algo que torna alguém bom nem mau, mas que explica seu comportamento segundo seus objetivos ou motivações. Aqui já se encontram duas importantes funções da ética-ciência:
A ética deve disciplinar as intenções e escolhas morais que as pessoas fazem. Através de umacompetência ética adquirida podemos encontrar resoluções de dilemas e conflitos, tendo como base a discussão de seus valores.
É parte integrante do cotidiano das pessoas a existência de acordos e contratos a serem estabelecidos para o exercício de qualquer atividade profissional ou da vida diária. O cumprimento destas normas é inerente à ética do compromisso, que é fundamentada na noção daresponsabilidade.
A ética deve ser mais marcante nas áreas da saúde, sempre presente nas relações do profissional com o seu paciente, através da prática do humanismo. Até mesmo na pesquisa científica, usando o homem ou o animal, deve regular as diversas etapas da investigação experimental ou clínica e a sua aplicabilidade.
A Bioética usa o conhecimento biológico e os valores humanos como componentespara uma prática adequada. Se a ética impõe e é submetida a regras ou códigos que disciplinam a atividade profissional, a bioética se baseia no comportamento do profissional frente a várias situações, como a própria atividade e a pesquisa científica. Para disciplinar todas as pesquisas realizadas em seres humanos foram criados, por orientação do Ministério da Saúde, os Comitês de Ética. Elesdevem ser colegiados multidisciplinares, pois têm como objetivo analisar se o projeto apresentado encontra-se dentro dos padrões bioéticos vigentes. São importantes para garantir o respeito à dignidade humana naquelas pessoas submetidas a uma investigação científica, sem, contudo, criar dificuldades ao desenvolvimento da ciência.
A Bioética é uma ética aplicada, que não possui novos princípios,mas emprega aqueles já utilizados pela ética na solução de conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciência da Vida e da Saúde.
Ela se distingue da ética meramente teórica, pois se destina a resolver conflitos éticos concretos, que surgem das relações humanas em sociedade, em especial aquelas decorrentes dos avanços das Ciências e da tecnologia voltadas à saúdedo indivíduo como um esforço interdisciplinar na medida em que as áreas das Ciências da Vida e das Ciências Humanas se unem para avaliar valores humanos.
No estudo da Bioética identificamos três princípios primordiais: a autonomia, a beneficência e justiça, conhecidos como “tripé” da Bioética ou “trindade bioética”.
O princípio da autonomia, ou respeito à pessoa, incorpora pelo menos duaspreocupações básicas: a primeira delas é que as pessoas devem ser tratadas com autonomia e a outra se refere às pessoas cuja autonomia está diminuída, que devem ser protegidas. A autonomia é entendida como a capacidade de atuar com conhecimento de causa e sem coação externa.
No princípio da beneficência, (bonum facere, do latim, ‘fazer o bem’) são formuladas como expressões complementares dosatos da beneficência: não causar dano, maximizar os benefícios e minimizar os possíveis riscos. É neste princípio que se baseia e por ele se orienta o modelo hipocrático que não admite escusas, enquanto houver seres humanos que sofrem e necessitem de atenção médica e moral.
O princípio da justiça deve ser entendido como a “imparcialidade na distribuição dos riscos e benefícios” ou “os...
tracking img