Trabalho de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal compreender melhor o conceito de relativismo cultural, mostrando as diferenças de pensamentos e normas relativas a cada cultura, os princípiosmorais que descrevem convenções sociais e que devem ser baseados nas normas de cada sociedade, nos levando principalmente a uma reflexão entre o bem e o mal.
O mesmo nos dá também uma ampla visãodos direitos humanos como um ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações.

DESENVOLVIMENTO

Da mesma maneira que a sociedade cria diversos estilos culinários e de vestuário,também cria códigos morais distintos.Cada um dos pontos de vista é relativo a sua cultura, não existe verdades objetivas a cerca do bem e do mal.Mal é um termo relativo.Nada está absolutamente “aesquerda”,mas apenas “a esquerda” deste ou daquele objeto.Do mesmo modo, nada é um mal absoluto, mas apenas um mal a esta ou aquela sociedade em particular.Mas como podemos saber o que é o bem e o mal emtermos absolutos?Como podemos argumentar a favor desta idéia sem pressupor os padrões da nossa própria sociedade?
As pessoas que falam do bem e do mal de forma absoluta limitam-se a absolutisar asnormas que vigoram na sua própria sociedade.Consideram as normas que lhes foram ensinadas como fatos objetivos.Essas pessoas necessitam estudar antropologia ou viver algum tempo numa culturadiferente.Temos que levar em consideração que o relativismo cultural nos dá uma base para uma visão no interior de cada cultura, uma base democrática que abrange as idéias de todos e assegura que as normastenham um amplo suporte. Assim fica mais fácil partilhar com pessoas da mesma comunidade, ainda que outros possuam diferentes valores.
Em tudo o que li e aprendi, sendo o Relativismo Cultural um temamuito discutível e que contem opiniões diversas, na minha maneira de ver, a principal objeção é o problema que encontramos de ter que nos confrontar com algumas normas sociais ou contradizermo-nos...
tracking img