Trabalho com. empr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Sistema Toyota de produção, imitado e admirado pelo mundo inteiro, é uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a entender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas aspartes da organização. Taiichi Ohno administrador e criador do sistema compartilha com os leitores (administradores e acadêmicos) através de livros e de testemunho, suas experiências que deram e dão certo até nos dias de hoje. Neste Capítulo apresentamos o começo de tudo, o que estimulou a criação do sistema, as dificuldades, como fazer o sistema funcionar, quem criou e o Just in time.

Quemfoi Taiichi Ohno

Nascido em Dalian, China, formado em Engenharia Mecânica na escola técnica de Nagoya, entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932. Em 1943 foi transferido para a Toyota Motor Company. Considerado o criador do Sistema Toyota de Produção e o pai do Sistema Kanban, logo cedo na sua carreira ele expandiu as idéias desenvolvidas por Kiichito Toyoda para reduzir perdas naprodução, iniciando a experimentação e o desenvolvimento de metodologias de produção que diminuíssem o tempo de fabricação dos componentes principais dos produtos e a criação de sub-linhas de montagens que dessem suporte a linha de produção final.
Nos anos 40, Ohno foi diretor da Toyota e durante esse período a empresa estava à beira da falência e, por isso, não poderia fazer novos investimentos emequipamentos e novas invenções. Foi quando, nos anos 50, houve o início de uma longa colaboração entre Ohno, Shigeo Shingo, consultor de qualidade da Toyota, e Edward Deming, principal responsável da chegada ao Japão do Controle de Processo Estatístico, para criar um sistema de estratégia de manufatura que fizesse a empresa obter lucro e sustentabilidade para atingir o crescimento.

Começandoda Necessidade

I - A Crise do Petróleo Abriu Nossos Olhos

A crise do petróleo em 1973, afetou governos, empresas e sociedades no mundo inteiro. O que não aconteceu na Toyota Motor Company, embora os lucros tenham diminuido. O que fez as pessoas questionarem o que estaria acontecendo na Toyota, antes disso ninguém se interessava muito pelo que acontecia. Quando o rápido crescimento parou,tornou-se óbvio que uma empresa não poderia ser lucrativa usando sistema convencional de produção, mesmo tendo sido usado tão bem e por tanto tempo. O problema era, cortar custos e, ao mesmo tempo, produzir pequenas quantidades de muitos tipos de carros. Continuar imitando o sistema Americano, poderia ser perigoso. Pensaram em um sitema de produção Japonês e que esse poderia ate superar oconvencional: produzir muitos modelos em pequenas quantidades e com custo baixos.

II - O Crecimento Econômico Lento Amedronta

Antes da crise do petróleo o crescimento das indústrias eram altos, e se houvesse recessão durava apenas seis meses, no entanto o crecimento lento reteve o ciclo de crescimento a qual estavam acostumados, chegando a nem haver crescimento. Na atual era de crescimento lento,tiveram que minimizar o quanto antes os mistérios da produção em massa, não é mais prático produzir tanto, na incerteza da venda, não é prático, além de produzir todo tipo de desperdício, um sistema de produção assim não é mais adequado ás nossas necessidades

III - Alcançar Os Estados Unidos

Os Estados Unidos geravam maravilhosas técnicas gerenciais, tais como: Controle de qualidade (CQ),controle de qualidade total (CQT), e métodos de engenharia industrial (EI), tornando assim um referencial em gestão de negócios, inclusive para o Japão que também importou essas idéias e as colocou em prática, sem esquecer que eram princípios Americanos.
Em 1945, quando o japão perdeu a guerra, data esta que marcaou também um novo começo para a Toyota. Toyoda Kiichirõ, então presidente da Toyota...
tracking img