Trabalho clp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA





Resumo

A pesquisa apresenta o Controle de processo na geração de energia elétrica através de CLP (Controlador Lógico Programável). Substitui com hardware e software, simplificando assim quadros elétricos de automação industrial. Isto promove com rapidez a lógica de atuação do equipamento a ser controlado. O controlador promoveinterface homem maquina em tempo real, permitindo assim acompanhamento do mesmo a distancia podendo intervir sem muito custo e otimizando os processos,  diminuindo a reparação e evitando acidentes. Controladores programáveis foram introduzidos em controle industrial para substituir painéis de controle a relés, são ferramentas normalmente aplicadas nas estruturas de automação. A lógica do CLP pode sermonitorada através de software que interagem com computadores permitindo a comunicação em rede criando a possibilidade de conexão entre vários tipos de Computadores. Interligando uma visualização do trabalho de ponto remoto informando a central em que situação esta o mecanismo. O software de monitoramento atua na pratica de interligar os diversos equipamentos a um computador. Tendo-se anecessidade de um software de fácil intervenção nos equipamentos centralizando o monitoramento. Os resultados nos processos obtidos através do CLP no controle da qualidade na geração de energia elétrica, serão a estabilidade da freqüência e regularidade no fornecimento elétrico, seguindo normas de padrão da ONS (Operador Nacional do Sistema, Elétricos) ocasionando economia na geração e Constancia deprodução reduzindo custos operacionais com maior mobilidade de atuação. Englobando um controle de todas as formas de geração de energia elétrica, tais como: Combustíveis, fósseis, renováveis, hídricos, eólicos e fontes alternativas de energia.


Palavras-chave: Controlador. Geração. Monitoramento



Introdução

Este trabalho tem como visão o aprimoramento da manutenção e o controle degeração de energia elétrica.

Através do CLP (Controlador Lógico Programável), a norma (National Electrical Manufactures Association Standart-NEMA) ICS3-1978, contempla.

“Um equipamento de lógica digital operado eletronicamente usa memória programável para armazenamento interno das instruções de implantações especificas, tais como: normaNEMA ICS3. Lógica seqüencial, lógica combinatória, temporização contagem, operações aritméticas, algoritmos PID para controle de maquinas de processos industriais como variadas de entradas e saídas digitais e analógicas.” (NEMA ICS3-1978 apud TCC 620, 2004).



Com está ferramenta temos um controle total independente da forma de geração, ou seja: O tipo de combustível, energiasrenováveis ou métodos revolucionários de geração.


Este hardware foi criado na década de 60 nós Estados Unidos, para facilitar o método de reprogramação da linha de produção dos veículos sem causar muitas alterações nos painéis de comando elétrico, demora no reprocesso e custos e perdas em cada troca de modelo. Atualmente esta ferramenta e usada em quase todos os equipamentos de comandoseletrônicos industriais.


Com isso o CLP possibilita um monitoramento que e feito através de software interligando maquina e operador remotamente com um IHM (interface Homem maquina) independente da parte física, basta ter acesso à rede WEB e um computador para se ter o gerenciamento do processo do equipamento.




1. Histórico dos CLPs

Os controladores lógicosprogramável, conhecidos comumente pela sigla CLP, é um dispositivo eletrônico dotado de um microprocessador capaz de controlar e gerenciar máquinas, sistemas e processos industriais. Utiliza em sua memória um programa capaz de executar tarefas específicas, operações lógicas, operações matemáticas, energização e desenergização de relés, temporização, contagem e manipulação de variáveis de oito ou...
tracking img