Trabalho case

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho do curso de Processos Gerenciais
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 NIKE 4
2.2 GENERAL ELECTRIC 5
2.3 RIO TINTO 5
2.4 BETTER PLACE 6
2.5 WALMART 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10INTRODUÇÃO



Nesta reportagem podemos verificar que a necessidade de cada empresa depende de suas estratégias para se manter no mercado de trabalho e ao mesmo tempo pensando na sustentabilidade, meio ambiente, responsabilidade social e desperdícios. Veja o exemplo da Nike teve que criar metas para reduzir a quantidade de matérias-primas em seus calçados, redesenhando para eliminardesperdícios.
Existem várias maneiras de a empresa capitalizar a sustentabilidade reduzindo consumo de energias, de água, menor produção de lixo, pois tudo isso traz benefícios para o meio ambiente. O caminho que cada empresa adota depende do que ela vê como mais crítico para seu negócio. A GE viu na escassez com o uso de energia e da água, que as emissões de gases de carbonodeclinaria as organizações, foi onde enxergou uma oportunidade de um negócio de lucrativo na ajuda das organizações, criando a ecomagination. Pensando na devastação ecológica que a Rio Tinto procurou obter a licença social para operar e desenvolver a mão de obra local. A Better Place previu o futuro com muitas emissões de carbono e com o fim do petróleo e procurou desenvolver carros elétricos e formas decomo recarregá-los. Como forma de reduzir o lixo e trazer aos consumidores produtos com transparência a Walmart procurou seus fornecedores para unificar os padrões e critérios de sustentabilidade dos seus produtos.







DESENVOLVIMENTO




1 Nike



Na década de 1990 a empresa Nike foi duramente criticada por seus métodos trabalhistas na Ásia. Paraconseguir sair destas acusações, uma equipe treinada começou a estudar seus produtos e perceberam que não sabiam a origem da sua matéria prima, se era tóxica e qual o destino após a vida útil de seus produtos.
Observando seu processo, a equipe descobriu que o material utilizado para produzir dois calçados dava para fazer três e que na prática um era jogado no lixo causando um prejuízode US$ 700 milhões por ano. No entanto houve a necessidade de criar metas à longo prazo para ser atingido até 2020. Com nenhum material tóxico e utilizar produto já desenhado para ser reutilizado e reciclado, aumentando a lucratividade e sustentabilidade e criou indicadores para medir o desenvolvimento dos produtos. Também trouxe alguns parceiros como a Dow Chemical e a DuPont e a Basf, pensandoem não conseguir alcançar seus objetivos sem executar a cadeia de fornecimento.
Para permitir o corte de desperdício e uso de matéria-prima reduzindo os componentes, e ganhando na eficiência da produção compensando o custo dos materiais mais sustentáveis, precisou desenvolver novos processos nos produtos como calçados esportivos.
Com isso a Nike passou a implementar odesperdício zero na linha de calçados e matérias esportivos onde engloba atualmente 15% dos seus produtos. Seus objetivos até 2011 são incluir todos os calçados esportivos nos padrões da Considered Design, e até 2015 todos os uniformes e 2020 todos os materiais.
Portanto com esse método espera que o desperdício seja reduzido em até 67%; o uso de energia em 37% e a utilização desolventes em até 80% em comparação com outros produtos da Nike.





2 GENERAL ELECTRIC



A GE viu na sustentabilidade uma tendência demográfica onde a escassez aumentaria com o crescimento populacional. Com o uso de energia e água a emissão de carbono declinaria entre as empresas mais eficientes e sustentáveis.
Visando uma oportunidade de negócio...
tracking img