Trabalho analise case portobello

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]













O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE ORGANIZACIONAL



César Henrique Aun
Clara Cardoso
Helen Suzart
Igor Corral
Paula Andrezza Silva
Júlio César Barros






SALVADOR
2012

SUMÁRIO


1. Introdução......................................................................................................32. Relato do Case Portobello.............................................................................5


3. Análise...........................................................................................................7


4. Conclusão.....................................................................................................10


5. ReferênciasBibliográficas............................................................................10





























1. INTRODUÇÃO

Analisando o contexto histórico da revolução industrial e o consequente crescimento dos avanços tecnológicos, aliados ao aumento da população e expectativa de vida, os recursos ambientais disponíveis para atender as necessidades do homem eda sociedade, antes considerados fontes inexauríveis, passaram a ser motivo de preocupação e discussões em todo o mundo.
O processo produtivo até então adotado pela sociedade capitalista, provoca exploração do meio ambiente na tentativa de obter recursos que possibilitem produzir alimentos e bens de consumo. Entretanto, os resíduos gerados com estas práticas causam impactos ecológicosnegativos e esgotamento dos recursos naturais. Diante deste panorama, o tema sustentabilidade passou a ser discutido amplamente na sociedade moderna e despertou, no ramo empresarial, grande interesse, uma vez que os aspectos relacionados aos resultados financeiros, sobrevivência no mercado, manutenção da competitividade e redução dos custos representam grande parte dos objetivos das empresas. Comisso, algumas estratégias vêem sendo adotadas para fomentar a temática da sustentabilidade, que inicialmente, abordava apenas questões ambientais e, na atualidade, incorporou temas dos mais variados movimentos empresariais precursores deste novo posicionamento, tais como: qualidade, saúde e segurança do trabalho, pela própria preservação ambiental e responsabilidade social corporativa.
O modelomais atual de sustentabilidade engloba três dimensões que se intercomunicam: as dimensões ambientais, sociais e econômico-financeiras. Silva, L. e Quelhas, O. citam em seu estudo uma pesquisa realizada em 2004 por Rohrich e Cunha, na qual algumas organizações brasileiras foram analisadas sob diferentes perspectivas, com destaque para as políticas de gestão, recursos aplicados e instrumentos decontrole de gestão ambiental por elas utilizados. O retrato desta pesquisa identifica grupos diferentes de empresas com características comuns, que partiam de modelos de gestão sem qualquer preocupação ambiental até os modelos de pró-atividade relativa, com elevados níveis de comprometimento com o meio ambiente.
Diversos autores destacam os benefícios alcançados pelas empresas que adotaminiciativas para o desenvolvimento sustentável, e hoje, para estar alinhada com o que existe de mais moderno em termos de gestão e obter reconhecidos fatores de sucesso nos negócios, faz-se necessário incorporar tais medidas às suas práticas. As evidências indicam uma crescente preocupação dos investidores com a preservação ambiental, e em conseqüência disto, os mercados internacionais futuros estarãoinacessíveis para as empresas que não demonstrarem interesse e respeito às questões de sustentabilidade.
Segundo o relatório Brundtland, elaborado na década de 80 pela World Commission on Environment and Development (WCED), o desenvolvimento sustentável é definido como o processo que “satisfaz a necessidade do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as...
tracking img