Trabalho ferramentas case

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FERRAMENTAS CASE

FERRAMENTAS CASE


Definição

Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar odesenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software.

As ferramentas CASE estão para a Engenharia de Software assim como o CAD ( Computer Aided Design ) está para a Engenharia Civil. São programas que auxiliam o Analista na construção do sistema, prevendo ainda na “prancheta”, como será sua estrutura, quais serão suas classes, entidades, seus fluxos internose muitos outros detalhes. São elaborados vários diagramas que em conjunto constituem praticamente uma “planta” do sistema a ser desenvolvido.

Com o advento da Orientação a Objeto, surgiu também uma nova maneira de documentar sistemas, que é a UML ( Unified Modeling Language ), desenvolvida por Ivar Jacobson, Grady Booch e James Rumbaugh no início da década de 90. A UML como o próprio nome diz,unificou a notação de sistemas, focando na orientação a objetos.

Um dos principais objetivos que há muito tempo se procura atingir com estas ferramentas é a implementação de um ambiente integrado que permita a aplicação de uma abordagem concept to code (isto é, "desde a concepção até à implementação") para o desenvolvimento de sistemas de informação. No entanto, este objetivo foifrequentemente comprometido por diversas razões. Uma das mais relevantes tem a ver com a incapacidade de suportar, de forma integrada, todas as atividades das várias fases do processo, e sobretudo de automatizar várias delas (nomeadamente a geração automática de código).

Evolução Histórica

Em termos históricos, desde muito cedo se tornou evidente a necessidade da utilização de ferramentas para auxilio doprogramador no desenvolvimento de software. Por muito elementares e primitivas que fossem, já as primeiras aplicações necessitavam de suporte de outras ferramentas para serem desenvolvidas e executadas. Numa primeira fase, estamos falando de ferramentas onde se incluíam os tradutores, compiladores, assemblers, pré-processadores, linkers e loaders.
Numa segunda fase, algumas evoluçõestecnológicas, entre as quais se destaca a possibilidade da partilha do tempo de computação,levaram ao desenvolvimento de outras ferramentas que complementaram as anteriores, tais como os editores de texto, debuggers, verificadores de código e software para controle de versões.No início da década de 70, surgiu no mercado o sistema operacional UNIX e respectivos utilitários, que são frequentemente apontadoscomo um dos primeiros conjuntos de ferramentas integradas de apoio ao desenvolvimento. Apesar da sua simplicidade, este conjunto de utilitários disponibilizava um ambiente integrado e uniforme, simples de utilizar até por um técnico de informática. No entanto, alguns teóricos maispuristas teriam alguma dificuldade em classificar o conjunto destes utilitários como uma ferramenta CASE.

Apenas noinício da década de 80 é que surgem no mercado as primeiras ferramentas que se consideram atualmente como integrando o universo CASE. O Excelerator, uma das primeiras ferramentas CASE unanimemente considerada como tal, surgiu em 1984. A crescente importância que foram tendo no processo de desenvolvimento está diretamente relacionada com um conjunto de fatores decisivos que contribuíram para ocrescente sentimento da necessidade deste tipo de ferramentas:

* A mudança da ênfase das atividades de programação para atividades de análise e desenho de software, de modo a possibilitar a ultrapassagem dos diversos problemas que se reconheciam aosmétodos de trabalho ad-hoc;

* Utilização de computadores pessoais e de interfaces gráficas;

* aparecimento de diversas técnicas de...
tracking img