Trabalho bolado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PUBLICIDADE E PROPAGANDA (COMUNICAÇÃO SOCIAL) – 2012.1
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
PROFª. GISELA MADUREIRA

DICAS DE REDAÇÃO

SUMÁRIO

1. O que é preciso para escrever ou redigir bem.
2. Escrever bem é “desescrever”.
3. O que evitar ao escrever
4. Os quatro Cs.
Anexos: cinco Textos de vários autores
I. Como escrever
II. O futuro a Deus pertence
III. Falhas nacomunicação por e-mails
IV. Trinta dicas de Redação
V. Cem erros muito comuns.

1. O que é preciso para escrever ou redigir bem.

A resposta quase unânime para essa pergunta é ler. Pois bem: ler é condição necessária, mas não suficiente, para redigir ou escrever bem.
É por isso que há muita gente que lê muito, mas mesmo assim escreve mal. Difícil, no entanto, é encontrar alguém que leiapouco e escreva bem.
Então, por que ler muito não é suficiente para escrever bem?
Porque ler e escrever são duas atividades diferentes.
A visão semiológica oferece uma explicação bastante eficiente para o fenômeno. As funções de emissor e receptor são funções diferentes. Neste caso, o emissor é quem escreve e o receptor é quem lê. Ao emissor cabe o ônus de decidir qual a mensagem a sertransmitida, e o canal e o código mais adequados para transmiti-la. Ao receptor cabe decodificar a mensagem e refletir sobre ela.
Escrever é comunicar, é transmitir um pensamento. Ora, o pensamento a ser transmitido é o do emissor. Não que o receptor não pense. Pelo contrário, a ele cabe decodificar a mensagem e refletir sobre ela. Mas, o pensamento original, que dá origem à mensagem, é o do emissor.
Atarefa do emissor inclui escolher a mensagem e o código, decidir o que vai ser dito e como vai ser dito, organizar o pensamento de forma que possa ser compreendido pelo receptor. E isso não é nada fácil. É por isso que qualquer pessoa, até mesmo um escritor ou um redator experiente, sente certo friozinho na barriga ao olhar a folha em branco a esperar por suas idéias.
Uma garantia para um bomtexto é usar corretamente a gramática, sempre lembrando que erros de gramática são muito mais do que erros de ortografia. Há os erros de sintaxe de concordância, de pontuação, de acentuação, de clareza e de estilo. A gramática é um código e por ser um código que deve ser compartilhado por todos que usam a língua padrão é uma garantia contra ruídos de comunicação. Usar a gramática corretamente isentao emissor de culpa se a mensagem não for compreendida. Não custa lembrar que, na comunicação oral, os erros de gramática não ficam tão evidentes como na comunicação escrita.
A conclusão é que escrever requer uma prática diferente daquela da fala e da leitura.
O engraçado é perceber que em outras atividades criativas, não se espera que o fato de ser receptor leve alguém a ser emissor tãonaturalmente.
Tanto é assim que não basta escutar todos os concertos de violino, durante 24 horas por dia, durante 10 anos para tornar-se um violinista. Tanto é assim que assistir peças de teatro, filmes e novelas de TV, não faz do espectador um ator. Tanto é assim que conhecer arte profundamente não significa que o apreciador consiga desenhar, pintar ou esculpir.
Se ouvir violino não transformaninguém em violinista, assistir filmes não transforma ninguém em ator, visitar todos os museus do mundo não transforma ninguém em artista plástico, então por que ler transformaria alguém em escritor ou redator?
É claro que ouvir, e conhecer, concertos de violino é necessário para um violinista. Mas, só se ele também praticar o violino. Do mesmo modo como ler é fundamental para escrever bem, mas sóse a pessoa praticar a escrita.
Assim, para tocar violino bem é preciso praticar muito. Para ser um bom ator é preciso praticar muito. Para pintar bem é preciso praticar muito. Então, para redigir ou escrever bem é preciso redigir ou escrever muito.
2. Escrever bem é “desescrever”.

Ao responder o que era preciso para escrever bem, o celebrado escritor Ernest Hemingway sentenciou:...
tracking img