Trabalho arquitetura intel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intel : Arquitetura e sua História Tecnológica

Intel: Arquitetura e Historia da Tecnologia
A Intel foi fundada em 1968, inicialmente utilizando o nome de NM Eletronics. Posteriormente, foi modificado para INTegrated ELetronics ou INTEL. Seus primeiros produtos foram memórias SRAM (Static Random Access Memory ou, em português, Memória estática de acesso aleatório). Na década de 70 a Intelexpandiu seus processos produtivos para manufatura em larga escala, ainda tendo como produto principal memórias.

Em 1971 lançaram seu primeiro microprocessador e um microcomputador em 1972, embora antes da década de 80 o foco da companhia estivesse voltado para a produção de memórias DRAM (Dynamic Random Access Memory ou, em português, Memória dinâmica de acesso aleatório). Devido a altaconcorrência e ao sucesso alcançando pelo computador pessoal lançado pela IBM em 1981, a empresa alterou seu produto principal para microprocessadores.
Abaixo você acompanha a linha de evolução dos processadores da Intel. Com relação aos modelos mais antigos, foram separadas suas principais características e um pouco de suas peculiaridades, para os mais novos, além disto, preparamos uma tabela para que vocêpossa visualizar de forma mais fácil as especificações de cada modelo.

Algumas definições técnicas
Alguns termos técnicos que podem gerar dúvidas sobre o que eles representam. Pensando nisto, aqui está uma breve explicação sobre alguns deles.
FSB: Front Side Bus (ou Barramento Frontal), é o responsável pela transferência de dados entre a CPU e o chip da Ponte Norte da placa mãe. Este recursotambém é chamado de clock externo.
Frequência: também é chamada de Clock Interno e é o clock que o processador trabalha internamente.
TDP: Thermal Design Power é um indicador da dissipação de calor efetuada pelo processador e isto serve para indicar a quantidade de calor que o cooler deverá ser capaz de dissipar no mínimo.
Tecnologia de fabricação: representa o uso de transistores menores paraa construção dos processadores. Quanto menor ele for o computador será mais silencioso, mais rápido e apresentará um maior aproveitamento de calor (menos aquecimento).
Ciclos de clock: são intervalos básicos de tempo nos quais são executadas as operações elementares de uma instrução.
286, 386, 486 – os primórdios dos processadores Intel
O Intel 80286 (conhecido como 286 e também chamado dei286), foi lançado em 1982 pela Intel e passou a ser utilizado primeiramente pela IBM no PC AT em 1984. Basicamente, como novidades ele trazia o uso do barramento de 16 bits, possibilidade de acesso a até 16 MB de memória e unidade de gerenciamento de memória integrada (permitia multitarefa em quantidade limitada).

O Intel 80386 (386 ou i386) trouxe como principal diferencial de seu antecessor acapacidade de executar multitarefa preemptiva (mais conhecida como multitarefa de antecipação), que em poucas palavra seria atender a diversos processos ao mesmo tempo por prioridade. Além disto, ele utilizava o barramento de 32 bits e memória em modo protegido.

O Intel i486 (486 ou 80486), o sucessor do 80386, foi nomeado sem o prefixo “80” por motivos de direitos de patente. Este processador,em termos de arquitetura, representou um grande avanço se comparado com o 386. Ele já contava com cache de dados, instruções no chip, uma unidade de barramento melhorada (embora ainda com 32 bits) e executava instruções por ciclo de clock.

Lançado em 1993, o Pentium (conhecido em alguns meios também como i586) foi o quinto representante da Intel dos processadores de arquitetura x86. Sucessor do486 e o primeiro a não adotar apenas números em seu nome. Com relação ao seu predecessor, as principais alterações foram o barramento de 64 bits (porém os registradores permaneciam de 32 bits), duplicando a quantidade de informações para as operações de leitura de memória.
Além disto, ele possuía em sua arquitetura dois canais de execução de dados (conhecidos como “pipelines”) de forma que...
tracking img