Trabalho 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO TEOLÓGIO DO SUL

SÍNTESE DA AULA - LEITURA OBRIGATÓRIA

Os três primeiros evangelhos foram pela primeira vez chamados de evangelhos sinóticos por J.J. Griesbach, um estudioso da Bíblia de nacionalidade alemã, no final do século XVIII. O adjetivo Sinótico vem do grego synopsis que significa ver em conjunto.
O autor escolheu a palavra devido ao alto grau de semelhanças entre Mateus,Marcos e Lucas em suas apresentações do ministério de Jesus Cristo. Elas servem não apenas para unir os três primeiros evangelhos, mas também para separa-los do evangelho de João, chamado o Quarto Evangelho. ( D. A. CARSON)

Dr. Champlin em suas pesquisas sobre a palavra Sinótico ele diz: Essa palavra vem do grego SUN, “junto com”, e ÓPSIS, “visão, dando a entender uma visão conjunta sobrealgo, uma visão de um mesmo ângulo. Ele é aplicado aos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas por que seu ponto de vista sobre a vida de Jesus Cristo concorda e é praticamente o mesmo. O evangelho de João contrasta com os três primeiros, pois vê Cristo por outro ângulo.

ESBOÇO GERAL DO NOVO TESTAMENTO


História:
Os Quatro Evangelho:
Mateus, Marcos, Lucas e João
Livro de Atos dos ApóstolosEpístolas Paulinas
As Epístola Paulinas são divididas em três sessões.

A- Epístolas de Viagem: Gálatas, 1,2 Coríntios
B- Epístolas da Prisão: Filemom, Colossenses, Efésios, Filipenses
C- Epístolas Pastorais: I Timóteo, Tito, II Timóteo

Epístolas Gerais
As epístolas gerais foram escritas pelo apóstolo Pedro, Tiago e João, também esta incluída as epístolas de Judas e de Hebreus cujo oautor é anônimo. As Epístolas gerais são divididas da seguinte forma:

A- Epístola aos Hebreus - direcionada para os Judeus
B- Epístola de Tiago - direcionado para os Cristãos
C- Epístolas de 1,e 2 Pedro
D- Epístolas de 1,2,3 João
E- Epístola de Judas

VISÕES
Este livro de Apocalipse escrito por João na ilha de Patmos encerra a revelação neo testamentária e assim por dizer de toda a Bíblia.A- Livro de Apocalipse

Quando estudamos Teologia do Novo Testamento e suas implicações devemos ter em mente que o processo do estudo bíblico percorre três caminhos básicos.

1) Observação: Que diz o texto? Adendo exegético
2) Interpretação: Que significa este texto? Adendo hermenêutico
3) Aplicação: De que maneira estou envolvido? Adendo prático

Os Quatro Evangelho e sua visão deCristo

Evangelho de Mateus: Apresenta Jesus Cristo como Rei de Israel: Seu leitor imediato são os judeus: Suas idéias Principais é a Lei e a Promessa.

Evangelho de Marcos: Apresenta Jesus Cristo como Servo do Senhor: seus leitores imediatos são os Romanos: Suas idéias principais é clara: Poder e Serviço.

Evangelho de Lucas: Apresenta Jesus Cristo como Filho do Homem: Seus leitores imediatos éos gregos: Suas idéias principais é a Graça e a Comunhão.

Evangelho de João: Apresenta Jesus Cristo como Filho de Deus: Seus leitores imediatos o mundo todo: Suas idéias principais é a Glória e a vida.

Os quatro Evangelho escrito e narrado por Mateus, Marcos, Lucas e João, narram com precisão e suficiência a vida e o ministério de Jesus Cristo como também sua morte, ressurreição e ascensãoaos Céus.

Dos quatro evangelho dois foram narrados pelos apóstolos Mateus e João que andaram com Cristo no período do seu ministério entre os homens. Eles foram escolhidos por Cristo para serem apóstolos do Senhor.

Os outros dois Marcos e Lucas não eram apóstolos de Jesus Cristo. Segundo a tradição Marcos foi discípulo do Apóstolo Pedro e Lucas foi discípulo do Apóstolo Paulo.

O evangelhode Marcos se distingue dos outros evangelhos. Por exemplo quando estudamos este Evangelho percebemos que ele é:

1) Um evangelho de Ação e deixa claro aquilo que o Senhor Jesus fez mais do que aquilo que ele falou, pregou, ensinou.
2) Marcos registra vários milagres de Jesus Cristo somando assim dezoito ao todo, porém diferente dos outros evangelhos principalmente de Mateus e Lucas ele...
tracking img