Sonae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso SONAE



A) Introdução ao Caso Sonae

O objectivo a alcançar com este Caso centra-se, principalmente, na aplicação dos conhecimentos estudados sobre a matéria relacionada com a Estratégia de Diversificação, incluindo-se nesta Estratégia Corporativa, a Estratégia de Integração Vertical. São estas Estratégias, que são também Estratégias de Crescimento, no quadro da formulação da Matrizde Ansoff, que importa analisar, tentando compreender, com os dados disponíveis, essas opções, tendo como referência o que estudamos sobre a matéria.

A Sonae foi fundada em 1959, e a sua indústria de raiz, foi a Indústria da Madeira. Só nos anos 80 a Sonae entrou no negócio da Distribuição Alimentar, e a partir desse ano, e face aos resultados espectaculares alcançados, se foi transformando,como resultado das suas Estratégias de Crescimento, no conglomerado que é hoje, e ao que julgamos, no maior Grupo Empresarial Português.

Hoje, o “negócio central” (core business) do Grupo é a Distribuição Alimentar com as marcas Continente e Modelo. O Grupo assumiu uma refocalização dos seus negócios, e na sequência das várias reestruturações que decidiu implementar, de acordo, com a evolução dasua própria expansão, e naturalmente também pela influência do Meio Envolvente, está estruturado da seguinte forma:

- Negócios Core

- Retalho Especializado

- Parcerias Core

O negócio originário do Grupo, foi autonomizado como “Sonae Indústria”. Esta decisão de separar o negócio relacionado com a indústria da madeira, ter-se-á ficado a dever pelas dificuldades que esta indústria, anível mundial tem atravessado nos anos mais recentes, e que por certo afectariam os resultados do Grupo como um todo. Igualmente autonomizado está o negócio do Turismo que está integrado na Sonae Capital, que inclui também a Spread.

Os elementos que abaixo se apresentam foram retirados dos sites das várias Sub Holdings da Sonae, excepto o que se refere à actividade da Sonae Indústria. Cada Grupode Trabalho é incentivado a pesquisar mais informação, complementando os dados que aqui estão disponibilizados, e que poderão contribuir para uma melhor abordagem do Caso.

B) Tópicos para o trabalho a desenvolver:



a) Analise a evolução da estratégia da SONAE INDÚSTRIA recorrendo aos quadros de referência que conhece

b) Analise a estratégia empresarial do grupo SONAE para osrestantes negócios (Negócios Core, Retalho Especializado e Parcerias Core, bem como da Sonae Capital) identificando os factores que a justificam.



SONAE INDÚSTRIA

A SONAE foi fundada em 1959 na Maia, onde tem a sua sede, com o objectivo de produzir termolaminados decorativos.

A sua denominação actual surgiu a partir das iniciais da designação social da empresa: SONAE - SOCIEDADE NACIONAL DEESTRATIFICADOS, SARL -, e o produto com que consolidou a sua presença no mercado, o LAMINITE, ainda hoje é a marca do laminado decorativo da SONAE.

O processo de diversificação da SONAE inicia-se em 1971, ao assumir o controlo da Novopan, uma fábrica de aglomerado de madeira situada em Rebordosa, Paredes, perto do Porto. Instala também a primeira linha de revestimento melamínico em Portugal einicia-se na produção de componentes para mobiliário e decoração.

Em 1975 a SONAE inicia a actividade no sector da química industrial, através da produção de resinas melamínicas e fenólicas.

A década de 80 é o período de forte expansão da actividade industrial, com investimentos importantes que, em 1979, se traduziram no aumento da capacidade instalada de componentes e de revestimento deaglomerado e, em 1982, no arranque das unidades de formaldeído e de resinas ureicas.

O objectivo de liderança no sector de aglomerado de madeira em Portugal inicia-se em 1984 com a aquisição da Agloma - então a maior unidade produtora do país - cuja modernização inicia de imediato.

Em 1986, a SONAE reorganiza-se agrupando o universo das suas empresas em Áreas Estratégicas de Negócios,...
tracking img