Trabai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
aaaFATORES DE COERÊNCIA

1. Elementos lingüísticos: Seleção pertinente de palavras que servem como pistas para a ativação dos conhecimentos arquivados na memória, e que constituem o ponto departida para a compreensão e para a elaboração de inferências.

2. Conhecimento de Mundo: É a totalidade do conhecimento armazenado em nossa memória, adquirido através das experiências advindas do nossocontato com o mundo.

3. Conhecimento Partilhado: É o que há de comum entre o meu conhecimento de mundo e o das demais pessoas.

4. Inferência: É a operação pela qual o leitor/ouvinte, utilizandoseu conhecimento de mundo, estabelece uma relação não explícita entre duas ou mais idéias, para compreender e interpretar um texto.

5. Fatores de Contextualização: Dizem respeito à data, local,autor, elementos gráficos, ilustrações etc., que ajudam a estabelecer a coerência textual.

6. Intencionalidade e aceitabilidade: Refere-se ao modo como os emissores usam os textos para perseguir erealizar suas intenções, produzindo, para tanto, textos adequados aos efeitos desejados.

7. Situacionalidade: Trata-se de analisar em que medida a situação comunicativa imediata, ou a situaçãosócio-político-cultural interfere na coerência do texto, tanto no momento de sua produção quanto de sua interpretação. Um texto que é coerente em uma situação pode não sê-lo em outra.

8. Informatividade:Diz respeito ao grau de previsibilidade da informação no texto. Um texto será tanto menos informativo quanto mais previsível e esperada for a informação por ele trazida.

9. Focalização: Tem a vercom a concentração dos interlocutores em apenas uma parte de seu conhecimento e na perspectiva da qual são vistos os componentes do mundo textual. Diferenças de focalização provocam sérios problemas decompreensão e interpretação.

10. Intertextualidade: É a relação necessária que um texto mantém com outro(s) ou por citação ou por relação de sentidos que se assemelham ou se opõem.

11....
tracking img