Trab. para ser feito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo av 1 ciência politica.

O que é o discurso político?
• É o resultado de uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos.


Influenciar as opiniões a fim de obter adesões, rejeições ou consensos
Funcionamento do discurso político?
• O discurso políticofunciona na conjunção de discursos de idéias e discursos de poder (verdade e possibilidade), pensamento e ação.
• discursos de idéias - dizem respeito à verdade;
• discursos de poder – dizem respeito à problemática do verdadeiro, do falso e do possível.

instâncias de comunicação
• As instâncias de comunicação são definidas por sua finalidade Comunicacional:
 política
 Cidadã
mediática
Leia, atentamente, o trecho do texto “A experiência dos CIEPs, abaixo: Controvérsias em torno da legitimidade de uma ‘Escola Nova’ de Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr, e responda:
Qual o espaço social que a palavra política ele se refere?
Resp. Não é espaço geográfico especificamente, refere-se aos espaços de discussão, de persuasão, de decisão.
Aqual tipo de discurso político ele se refere?
Resp. discursos de idéias
Aristóteles e a retórica
• Aristóteles foi o primeiro filosofo a expôr uma teoria da argumentação, nos Tópicos e na Retórica, procurando um meio caminho entre Platão e o Sofistas, encarando a Retórica como um arte que visava descobrir os meios de persuasão possíveis para os vários argumentos. O seu objetivo é o de obter umacomunicação mais eficaz para o Saber que é pressuposto como adquirido.
• A retórica, torna-se numa arte de falar de modo a persuadir e a convencer diversos auditórios de que uma dada opinião é preferível à sua rival.

Retórica
• A Retórica surgiu na antiga Grécia, ligada à Democracia e em particular à necessidade de preparar os cidadãos para uma intervenção ativa no governo da cidade. "Rector"era a palavra grega que significava "orador", o político. No início esta não passava de um conjunto de técnicas de bem falar e de persuasão para serem usadas nas discussões públicas

• Leia, atentamente, os trechos do texto “O discurso de Bologna” de Benito Mussolini, traduzido por Rafael Mario Iorio Filho, e responda: Quais são as estratégias e elementos articulados por Benito Mussolini paratentar estabelecer o seu discurso como legítimo? Justifique a sua resposta.
Resp.: apelo ao sentimento nacional italiano, a crítica ao Socialismo e ao sentimento de corpo

• Leia, atentamente, o trecho do verbete “Retórica” de Rafael Mario Iorio Filho, e responda:
1) O que você entendeu por retórica?
Resp.: a arte da palavra. Ela articula e organiza os recursos discursivos, no intuito depersuadir ou convencer um auditório de suas idéias ou proposições.
2) Qual é a importância da retórica para a política? Justifique as suas respostas.
Resp.: importância para política é fundamental, pois, na disputa de poder entre os sujeitos políticos, é esta técnica, ou melhor, o seu bom uso, que permitirá reconhecer e manipular as teses e estratégias no jogo pela busca de adesão e legitimidade.• Leia, atentamente, o trecho do verbete “Retórica” de Rafael Mario Iorio Filho, e responda:
1) O que você entendeu por retórica?
Resp.: a arte da palavra. Ela articula e organiza os recursos discursivos, no intuito de persuadir ou convencer um auditório de suas idéias ou proposições.
2) Qual é a importância da retórica para a política? Justifique as suas respostas.
Resp.: importânciapara política é fundamental, pois, na disputa de poder entre os sujeitos políticos, é esta técnica, ou melhor, o seu bom uso, que permitirá reconhecer e manipular as teses e estratégias no jogo pela busca de adesão e legitimidade.

• Leia, atentamente, o trecho de um discurso do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e responda:
1) Que elementos persuasivos ele remete em seu...
tracking img