Trab de hist

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obama defende mundo sem armas nucleares

O Presidente norte-americano Barack Obama defendeu hoje em Praga, na República Checa, que se deve caminhar para um mundo sem armamento nuclear, e criticou aCoreia do Norte por ter quebrado as regras ao lançar um míssil esta manhã.
“A existência de milhares de armas nucleares é a mais perigosa herança da Guerra Fria”, defendeu Obama num discursoperante mais de 20 mil pessoas em que se comprometeu a reduzir o arsenal nuclear norte-americano.

“Hoje a Guerra Fria desapareceu mas milhares de armas nucleares não”, disse Obama. “Os Estados Unidos,enquanto a única potência nuclear que alguma vez usou uma arma nuclear, têm a responsabilidade moral de agir”, disse o Presidente norte-americano. Depois acrescentou: “Não sou ingénuo, e sei que esteobjectivo não será alcançado rapidamente, e talvez não o seja durante a minha existência”. Mas garantiu que a sua Administração irá empenhar-se “com determinação” na ratificação pelo senadonorte-americano do tratado para a interdição completa de ensaios nucleares. O tratado já foi ratificado por 148 países, mas não entrará em vigor até que seja também ratificado pelos EUA, China, Índia, Paquistão,Irã, Egito, Indonésia e Coreia do Norte. “Chegou a hora de banir definitivamente os testes de armas nucleares”, adiantou Obama .
Sobre o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, Obama considerouque “chegou a hora de uma resposta internacional e a Coreia do Norte deve saber que as questões de segurança não passam por armas ilegais”.

Ao centrar o seu discurso no tema do nuclear, Obamareferiu-se também à questão do Irã e disse que “enquanto a ameaça iraniana persistir, vamos avançar com o sistema antimíssil” que os EUA pretendem instalar na Europa. “Mas se a ameaça iraniana deixar deexistir, temos uma base sólida para a segurança e a força motriz para a construção de um escudo antimíssil na Europa será removida”.
Data: 05.04.2009
Fonte: Última Hora
Comentário: A notícia...
tracking img