A importancia do brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente artigo tem como objetivo conscientizar a quem possa interessar, sobretudo, aos professores, pais e responsáveis pela educação de nossas crianças, a importância dos jogos e brincadeirascomo instrumento facilitador de aprendizagem no desenvolvimento infantil.
Sabemos que no mundo infantil, o espaço para o lúdico é essencial, e quando o professor em sala de aula consegue se apropriardesse espaço e usá-lo de maneira adequada, proporcionando as crianças momentos de recreação e divertimento, certamente estará contribuindo para o desenvolvimento integral delas.
No mundo informatizadoem que vivemos, o que podemos observar é que os brinquedos e as brincadeiras estão cada vez mais sendo esquecidas pela sociedade, pois a inovação e a tecnologia agora fazem parte do nosso dia a dia,influenciando toda a cultura em geral. As crianças que outrora corriam livremente pelas ruas estão cada vez mais sendo atraídas por esse mundo digital que nos rodeia, nota-se que o mundo virtualoferece atrativos que aos olhos das crianças e dos adolescentes se parece com um mundo “faz de conta”, onde se pode reinventar nomes, aparência física, idade, sexo e qualquer outra informação pessoal, semque ninguém interfira em sua decisão.
Os pais precisam ter consciência absoluta da necessidade em acompanhar seu filho (a) através da observação e contato seja direto ou indireto em qualquer atividadedo dia a dia, pois na correria desse mundo estressante e competitivo no qual estamos vivendo, as crianças acabam sendo submetidas a cumprirem várias tarefas, sobrecarregadas muitas vezes comatividades que não contribuem para um bom desenvolvimento social e emocional.
Por essa razão, devemos refletir sobre a importância e a necessidade das crianças terem contato com os brinquedos e os jogos,seja de forma individual ou coletiva. Através de leituras feitas de autores pertinentes ao assunto como Lev Vygotsky(1896-1934) e Jean Piaget(1896-1980), podemos afirmar que brincadeira de criança é...
tracking img