Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Toyotismo

Sistema Toyota de Produção

O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa. Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias quese espalhou a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.

A criação do Sistema Toyota de Produção se deve, principalmente, a quatro pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda que participou como o executivo impulsionador do nascimento do STP (Sistema Toyota de Produção) eo engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.

Eliminação de desperdícios

O que para os ocidentais era preocupação e abundância de recursos parecia desperdício para os japoneses. Para ser eficiente e competitiva, a Toyota precisaria modificar e simplificar o sistema de Ford,tornando-o mais racional e econômico. Dessa observação nasceu o elemento básico do Sistema Toyota a eliminação de desperdícios. Esse sistema aplica três ideias principais para eliminar desperdícios:

• Racionalização da força de trabalho

Para racionalizar a utilização da mão de obra, a Toyota agrupou os operários em equipes, com um líder ao invés de um supervisor. O líder deveriatrabalhar junto com o grupo e coordena-lo, substituindo qualquer trabalhador que faltasse.

• Just in time

O método Just in time (expressão que significa bem na hora ou no momento certo) procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques. Isto levou a Toyota a desenvolver as parcerias com poucos fornecedores, para fortalecer a cadeia de suprimentos. Na linha de produção, o Justin time funciona como supermercado. O operador que precisa de peças entrega um cartão especificando o que deseja e leva outro, que acompanha o material que recebeu este cartão é chamado de Kanban.

O Kanban é uma ferramenta que ajudou o sistema Just In Time ter sucesso. Conforme Ohno Na planta de produção, o Kanban é uma força poderosa para reduzir mão de obra, eliminar produtos defeituosos, eimpedir a ocorrência de panes.

• Produção Flexível

O sistema da produção flexível consiste em fabricar produtos, em geral em pequenos lotes, de acordo com as encomendas dos clientes. Para isso, é preciso fazer mudanças constantes nas maquinas da linha de produção. Ohno treinou os operários para que eles próprios e não especialistas, fizessem as mudanças varias vezes ao dia, dos moldes dasprensas que fazem a lataria dos veículos. Já no final da década de 50, a Toyota havia conseguido fazer as mudanças dos moldes das prensas em três minutos, ao passo que no resto do mundo o processo tomava um dia.



Fabricação com qualidade

O segundo elemento do sistema Toyota, ao lado da eliminação dos desperdícios, é a fabricação com qualidade. A fabricação com qualidade tem por objetivoprimordial identificar e corrigir defeitos e eliminar suas causas. É também uma forma de eliminar desperdícios, porque, quanto menor a quantidade de refugos e retrabalho mais eficiente é o sistema produtivo.

Três princípios para fabricação com qualidade

Fazer certo da primeira vez: A Toyota , assim como praticamente toda a indústria japonesa, foi influenciada pelos professores americanos quetrabalharam no Japão nos anos 50, especialmente Willian Edwards Deming. Uma das ideias mais marcantes de Deming era fazer certo da primeira vez. A filosofia de fazer certo da primeira vez torna o trabalhador responsável pela qualidade de seu trabalho, consequentemente o controle de qualidade, feito pelos inspetores durante e ao final do processo produtivo, torna-se redundante (excessivo e...
tracking img