Radioatividde

956 palavras 4 páginas
Universidade do Estado do Pará
Curso de Ciências Naturais – Habilitação Biologia/ PARFOR
Campus XX- Castanhal

Atividade à distância: Radioatividade

Trabalho elaborado por Maria do Socorro Lopes de Brito como atividade avaliativa da disciplina “Temas de Química I ministrada pelo prof.º Dr.João da silva Carneiro.

Castanhal-PA 2012.

Radioatividade
Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, o que se convencionou chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior estabilidade.
Em 1895, Roentgen descobriu um tipo de radiação que atravessava corpos opacos, apesar de serem absorvidos em parte por eles. Esses raios têm a propriedade de excitar substancias fosforizantes ou fluorescentes, impressionam placas fotográficas e aumentam a condutividade elétrica do ar que atravessam ( ionização). Como eram de natureza desconhecida, foram denominados Raio-x.
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes, como o minério de urânio. A espera da melhora do tempo, que se apresentava nublado, guardou a amostra doo minério numa gaveta. Ao retirá-la, alguns dias mais tarde, Becquerel observou que a pedra havia emitido radiações mesmo no escuro e obteve a primeira prova da existência da radioatividade natural.
A radioatividade pode ser:
- Natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
- Artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
O homem

Relacionados