TOYOTISMO

A atividade industrial tem assumido um papel preponderante. A busca pela excelência total no tripécusto-qualidade-flexibilidade abre novas fronteiras no aperfeiçoamento de métodos de produção, desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias de processamento,trabalho participativo, e facilidade de reconfiguração de sistemas operacionais. 

Há quatro fases que levaram ao advento do Toyotismo:
1) Aintrodução, na indústria automobilística japonesa, da experiência do ramo têxtil, dada especialmente pela necessidade de o trabalhador operarsimultaneamente com várias máquinas.
2)A necessidade de a empresa responder à crise financeira, aumentando a produção sem aumentar o número detrabalhadores.
3) A importação das técnicas de gestão dos supermercados dos EUA, que deram origem ao kanban. Segundo os termos atribuídos aToyota, presidente fundador da Toyota, "o ideal seria produzir somente o necessário e fazê-lo no melhor tempo", baseando-se no modelo dossupermercados, de reposição dos produtos somente depois da sua venda. Segundo Coriat, o método kanban já existia desde l962, de modo generalizado, naspartes essenciais da Toyota, embora o toyotismo, como modelo mais geral, tenha sua origem a partir do pós-guerra.

4) A expansão do métodokanban para as empresas subcontratadas e fornecedoras.

Há outros traços significativos do Toyotismo:
a) A necessidade de atender a um mercado [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2010, 11). Toyotismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2010, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Toyotismo/277.html

MLA

"Toyotismo" TrabalhosFeitos.com. 11 2010. 2010. 11 2010 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Toyotismo/277.html>.

MLA 7

"Toyotismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2010. Web. 11 2010. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Toyotismo/277.html>.

CHICAGO

"Toyotismo." TrabalhosFeitos.com. 11, 2010. Acessado 11, 2010. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Toyotismo/277.html.