Toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A abordagem clássica da administração teve seu surgimento na revolução industrial, a partir da velocidade no crescimento e a desorganização que este crescimento acarretou nasorganizações.
Esta abordagem buscou aumentar a eficiência e a competência das organizações. Ela é mecanicista e um dos principais fundadores da administração cientifica foi Taylor, este enfatizou que otrabalho do operário deveria ser voltado para a tarefa e por isso, “preocupou-se com técnicas de racionalização do trabalho através do estudo dos tempos e movimentos”, Após suas análises Taylor podeverificar a necessidade de estabelecer meios de remunerar o funcionário que mais produzisse.
Alguns pontos da Teoria de Taylor se assemelham a da Toyota pois a mesma busca a qualidade do ambientecoletivo, todos sabem seu lugar na engrenagem de produção mais sabem também que só há qualidade na coletividade. É melhor um processo lento e consensual que leva a qualidade e ao zero desperdício do que umaágil decisão mais não tão eficiente.
A Toyota por sua vez não bonifica o talento individual, pois sua cultura deixa claro que o que move os funcionários é a certeza de que é possível fazer mais emelhor a cada dia, com isso os funcionários buscam a qualidade continua em grupo.
Tanto a teoria da administração cientifica quanto a clássica buscavam a eficiência das organizações.
A teoria clássicatem a organização como uma estrutura, uma forma e a disposição das partes que constituem.
Fayol acredita em princípios gerais da administração como divisão do trabalho onde os funcionários deveriamse especializar nas tarefas, na busca do aumento da eficiência.
As teorias possuem itens que se assemelham com as praticas adotadas na Toyota visto que a mesma contempla o grupo, o processo lentomais eficaz e a qualidade continua,a organização é estruturadas e todos trabalham em função da qualidade do trabalho. Na teoria de Taylor e Fayol alguns pontos são claramente semelhantes a da...
tracking img