Toxoplasmose gondi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Capa ----------------------------------------------------------------------------------------- página 1
Indíce ----------------------------------------------------------------------------------------página 2
Introdução -------------------------------------------------------------------------------- página 3
Caracterização do microrganismo--------------------------------------------------página 4
Patologias associadas ------------------------------------------------------------------Página 5
Transmissão ------------------------------------------------------------------------------página 6
Prevalência/Incidência -----------------------------------------------------------------página 7
Prevenção --------------------------------------------------------------------------------página 8
Tratamento ------------------------------------------------------------------------------- página 9
Apresentação/discussão do trabalho ---------------------------------------------- página 10
Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------- página 11








Introdução
O objectivo principal da elaboração deste trabalho écompreendermos da melhor forma possível o que realmente é o microrganismo Toxoplasma gondii e quais os perigos que ele apresenta para os humanos e restante animais. Iremos abordar as suas características e patologias associadas, tal como o seu modo de transmissão, a sua prevalência/incidência. Também explicaremos como se processa o seu tratamento e facultaremos algumas medidas preventivas que nos poderãoajudar a todos, a que no futuro não sejamos contaminados com este parasita. Ao longo deste trabalho iremos compreender que infecções causadas pelo parasita Toxoplasma gondii são bastante comuns apesar de não ser muito falada. A verdade é que este microrganismo está constantemente em contacto connosco, secalhar não directamente, mas sim indirectamente, visto que um dos portadores mais comuns desteparasita é gato, animal que está em constante contacto connosco. Normalmente, é aconselhado a pessoas grávidas que evitem o contacto com gatos e principalmente com as suas fezes.











Caracterização do microrganismo

O Toxoplasma gondii é o agente etiológico da toxoplasmose, protozoose da distribuição cosmopolita que atinge os animais homotermos (mamíferos e aves), entre osquais o Homem se encontra incluído.

Confundido com Leishmania no passado, o Toxoplasma Gondii é um parasita coccídio que se encontra relacionado com o Plasmodium, Isospora e outros membros do filo Apicomplexa.

É um parasita pequeno, cujo tamanho corresponde à metade do tamanho de uma hemácia, podendo apresentar a forma de massas ovais ou em crescente. É possível verificar a sua existência,não só nas células endoteliais e grandes monócitos, como também no meio extracelular. Visto que existe apenas uma espécie do género, parece haver pouca variação entre cepas.

O Toxoplasma gondii apresenta três formas evolutivas e infecciosas: o taquizoíto, o quisto com os bradizoítos e o oocisto com os esporozoítos. Com um ciclo de vida heteroxénico, o Toxoplasma gondii tem como hospedeirosdefinitivos, o gato e outros felídeos e como hospedeiros intermediários os vertebrados homotermos. É um organismo capaz de invadir todos os tipos de células nucleadas dos seus hospedeiros. O seu ciclo biológico inclui tanto a reprodução sexuada como asexuada, sendo que a asexuada desenvolve-se nos hospedeiros intermediários e a sexuada decorre no intestino dos felídeos. A partir do momento em que osmicrorganismos se encontram no ciclo intestinal do gato, são eliminados pelas fezes amadurecendo no meio externo em cistos infectantes.

Muitas vezes, a infecção observada nos gatos é adquirida pela ingestão de ratos infectados. Algumas formas infectantes do oocisto desenvolvem-se como taquizoítas, formas delgadas crescentes que têm uma rápida multiplicação e são responsáveis pela infecção...
tracking img