Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO TOXICOLOGIA

TÓXICOS NATURAIS:
1- Tóxicos Naturais são constituintes intrínsecos ou naturalmente encontrados em certos alimentos. Tóxicos naturais encontrados em alimentos de origem vegetal, em geral são compostos orgânicos que exercem a função de proteger o vegetal contra a ação prejudicial causada por bactérias, fungos e outros predadores. Glicosídeos cianogenéticos,hemoaglutininas, hepatotoxinas, inibidores de proteases, fatores bociogênicos são exemplos de compostos tóxicos naturalmente encontrados em alimentos de origem vegetal.
2- Fatores antivitamínicos são compostos orgânicos capazes de diminuir ou inibir o efeito de uma vitamina.
3- Tiaminases presentes em vários tipos de alimentos são capazes de quebrar a ligação metilênica da molécula de tiamina. Atiaminase II encontrada em cerejas, arroz e em outras plantas comestíveis hidrolisa a biotina. Estas enzimas são destruídas quando aquecidas a 60°C, o que limita o risco apenas ao uso de alimentos crus.
4- Fatores antinutricionais: são substâncias que interferem nos processos metabólicos e na biodisponibilidade de nutrientes, como fatores antivitamínicos, inibidores de proteases, taninos, fitatos,oxalatos, inibidores de amilases e outros.
5- Existem seis classes de proteases:
Proteases de serina
Proteases de treonina
Proteases de cisteína
Proteases de ácido aspártico (por exemplo a plasmepsina)
Metaloproteases
Proteases de ácido glutâmico
6- Inibidores de proteases: compostos orgânicos que possuem capacidade de inibir a atividade proteolítica de certas enzimas. Os inibidores deproteases encontrados no grão de soja, são classificados de acordo com sua massa molecular, em duas principais categorias:O primeiro deles, denominado inibidor de Kunitz, é um polipeptídeo, de massa molecular em torno de 22000 daltons, que apresenta duas pontes dissulfeto, que interligam sua estrutura terciária e são essenciais para a sua atividade.O segundo inibidor de Bowman-Birk possui massamoléculas de 8000 a 10000 daltons e possui sete pontes dissulfeto em sua estrutura química, que também são essenciais para sua atividade inibitória. Como proteases são essenciais para digestão e absorção adequada; a ação de um inibidor diminui a captação e utilização de proteínas.
7- Taninos são polifenois derivados dos ácidos gálico e elágico e são encontrados no cacau, chá, bananas, favas, sorgo, eoutros vegetais. Taninos reagem com proteínas reduzindo sua biodisponibilidade, portanto a sua presença em alimentos reduz o seu valor biológico. São substâncias muito adstringentes e sua ação antinutricional é provocada principalmente pelo aumento da excreção fecal de nitrogênio.
8- Ácido fítico ou inositol hexafosfórico é uma forma utilizada pelas plantas para armazenar fósforo. Por apresentarcarga negativa em uma ampla faixa de pH, apresenta alta capacidade de formar complexos ou quelatos com íons metálicos. Em pH elevado o ácido fítico forma quelatos insolúveis com metais polivalentes, diminuindo a absorção e a biodisponibilidade de cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre, manganês, molibdênio e outros minerais. É uma fonte inadequada de fósforo para seres humanos, por não serassimilável. Ingestão freqüente de ácido fítico contribui para a descalcificação do organismo através das fezes.
9- O excesso de oxalatos solúveis nos vegetais comestíveis provoca uma diminuição da absorção do cálcio existente em outros alimentos.Devido aos efeitos do oxalato sobre o metabolismo do cálcio, o sangue perde muito da sua capacidade de coagulação em função desse elemento constituir o fator IV dosistema em cascata de coagulação.
10- Atuam reduzindo a capacidade de absorção intestinal provavelmente modificando o funcionamento das vilosidades do epitélio intestinal. Hemoaglutininas mostram especificidade em relação a carboidratos complexos, como os que fazem parte da estrutura das membranas celulares. Também podem combinar com proteínas das células epiteliais do intestino, impedindo...
tracking img