O problema da teoria do conhecimento na idade média

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROBLEMA DA TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MÉDIA
Tarefa a ser entregue até o dia 29/8/2012

TEXTO I As verdade da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã

1) Segundo otexto, qual é a relação que se estabelece entre a fé e a razão?
Tudo que sobrevem a razao é confirmado pela fé. Todos que possuem fé acreditam que existe uma ligação entre a fé e a razao, que sãocomplementos e que de certa forma em alguns momentos podem se opor, mas a fé sempre explicará a razao das coisas, do existir e do porque das coisas. “quaisquer que sejam os argumentos que se aleguemcontra a fé cristã, não procedem retamente dos primeiros princípios inatos à natureza e conhecidos por si mesmos . Por conseguinte, não possuem valor demonstrativo, não passando de razões de probabilidadea sofismáticas. E não é difícil refutá-los”
TEXTO II O PENSAMENTO POLÍTICO DE TOMÁS DE AQUINO NO DE REGNO AD REGEM CYPRI

1) O que é o melhor governo para Tomás de Aquino e como se possibilitaa sublevação?
O governo surge da necessidade de unir os desejos e os esforços de todos para a consecução de um bem comum, para a superação de fins meramente particulares. Tomás de Aquino defende umsistema de governo misto, isto é, um regime que reúne todos os pontos bons de outras formas de governo até então conhecidas. Sempre preocupado em evitar que o poder degenere em tirania e queassegure a unidade do Estado e a paz social.
Ele não defende um governo tirano e déspota, ao contrário, Tomás de Aquino prima convictamente pela liberdade, principalmente a intelectual. Condena os agravoscorporais, e se indigna ainda mais com os malefícios espirituais que são impostos aos súditos (povo). De acordo com Tomás o tirano prefere a discórdia à amizade, pois esta favorece a paz recíproca.Ele semeia conúbios, proíbe o que promove o entendimento entre os homens, de modo que, não confiando um no outro, nada possam tramar contra o senhorio deles, ou seja, o povo torna-se um rebanho sem...
tracking img