Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Toxicologia

É um ramo da medicina que trata dos “tóxicos ou venenos” sobre os organismos essa ciência estuda os efeitos adversos em que as substancias químicas causam intoxicações. Tem por objetivo definir os limites da segurança para o ser humano.
Ou seja, em um sentido geral pode-se dizer que a toxidade de uma substância é sua capacidade para causar uma lesão em um organismo vivo. Umasubstância muito tóxica causará danos a um organismo mesmo administrada em quantidades muito pequenas, uma substância de baixa toxicidade só produzirá efeito quando a quantidade for muito grande.
Toxicologia é a ciência que estuda tudo aquilo relativo a origem, natureza, propriedades, identificação, mecanismo de acumulação e qualidades de qualquer substância tóxica. Como toda ciência multidisciplinar,compromete a outras ciências, fundamentalmente a medicina, a farmacologia e a química.
Entende-se por tóxico todo o agente nocivo, físico ou químico capaz de alterar os equilíbrios biológicos dos organismos vivos, tanto animais como vegetais. O termo tóxico vem do grego toxicon quer dizer flecha envenenada.
Qualquer substancia em dose elevada pode atuar como tóxica, não existe nenhuma totalmenteatóxica. Elementos e compostos aparentemente benéficos também podem ser prejudiciais.
Por exemplo, o flúor que evita as cáries nos dentes, se for utilizada em excesso pode causar fluorose, que enfraquece os dentes. Outro exemplo que vou citar é do oxigênio um elemento indispensável para o ser humano, mas que se converte em mortal quando se respira ar composto por oxigênio puro. Embora não sepode dizer que o oxigênio é um tóxico.
Porque para considerar-se como tal, uma substancia deve ter efeitos prejudiciais para o organismo, tanto em menor ou maior quantidade.

Toxicologia ambiental
Estuda as interações das substâncias químicas contaminantes do ambiente com o organismo humano. É uma área de difícil avaliação, pois se deve considerar a exposição total do homem em diferentescondições (ar, água, alimentos, local de trabalho e doméstico). A Toxicologia Ambiental se ocupa das intoxicações decorrentes da presença de contaminantes no ar, solo e água, definindo as concentrações nas quais cada substância pode causar um dano, os efeitos aditivos e sinérgicos da exposição a misturas de poluentes, estabelecendo padrões de segurança para a população exposta. As principais fontes decontaminação ambiental são:
Naturais – quando a própria natureza eleva as concentrações de poluentes na atmosfera, por exemplo, através do ciclo do nitrogênio, o qual, resultante da combustão interna de um motor, pode sofrer oxidação na atmosfera, absorver raios ultravioleta e produzir átomos de oxigênio ativados capazes de iniciar uma seqüência complexa de reações que conduzem à formação decomponentes irritantes como ozônio, aldeídos, nitratos de alquila, etc. Outros contaminantes naturais se originam de fontes de minérios radiativos, vulcões, degradação biológica de florestas, crescimento de algas tóxicas em águas marinhas, entre outros.
Industrial/Automotiva – é o setor mais agravante da poluição ambiental, influenciando inclusive a contaminação natural, como já descrito. Os poluentesmais comuns resultantes da atividade industrial e automotiva são: dióxido de enxofre, material particulado, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono. Poluentes específicos de determinadas atividades industriais também são de importância toxicológica: amônia, brometos, hidrocarbonetos clorados, cloro e ácido clorídrico, flúor e fluoretos, mercaptanas, metais, sulfetos, sãoalguns dos poluentes químicos presentes no ambiente das cidades industrializadas.
Agrícolas – A poluição decorrente da atividade agrícola está relacionada com a aplicação de agrotóxicos na lavoura com provável contaminação do ar, solo e água. São inseticidas, fungicidas e herbicidas e, na maioria organossintéticos, cuja persistência no ambiente dependerá da estabilidade química do composto,...
tracking img