Tornozelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
 
Os ligamentos cruzados são estruturas ligadas a estabilidade do joelho e estão localizados no centro da articulação (Fig.1). O ligamento cruzado anterior (LCA) assim como o posterior (LCP), são extra sinoviais, apesar de intra-articulares (Fig.2). Eles recebem esta denominação de acordo com sua inserção tibial, e  por se cruzarem no centro do joelho.
  
 
                                           
                           Figura 1- Aspecto anatômico.
                                    Anatomic view.                                                             Figura 2-Origem posterior
                                                                                                                                         do LCA.                                                                                                                                   Posterior insertion
                                                                                                                                          of the ACL.
 
Embriologia
 
Os ligamentos cruzados surgem no embrião por volta do 45º dia, juntamente com os ligamentos colaterais, aparecendo como um conjunto de células orientadas, simulando os ligamentoscruzados na forma adulta (Fig.3).(1)
 

                                        Figura 3: Aspecto embrionário do LCA.
                                                         Embrionary view of the ACL.
 
 
Anatomia
 
A origem femoral do ligamento cruzado anterior, esta localizada na porção postero-lateral do intercondilo. A origem femoral tem uma forma convexa, tendo sua porção ovaladaposteriormente e uma porção plana anteriormente. O ligamento se dirige para frente até sua inserção tibial, anterior a espinha da tíbia (Fig.4).
 
                                            
                                                   Figura 4: Inserções do LCA.
                                                                    ACL Insertions .
 
A inserção tibial ocupa uma área deaproximadamente 30mm, é bem mais resistente que a femoral, tem ramificações para o corno anterior do menisco medial, assim como fibras que se dirigem para o corno anterior do menisco lateral. (Fig.5)
 
                                             
 
   Figura 5: Visão intra-articular do joelho.
                                                             Intra-articular view of the knee.                                                
 
As bandas do LCA são constituídas de fibras de colágeno, multifasciculares e paralelas, estão em diferentes graus de tensão conforme o grau de flexão do joelho. Com o joelho em extensão, as fibras estão paralelas; com o joelho em flexão as fibras anteriores cruzam sobre as fibras posteriores (Fig.6). As fibras giram externamente no plano coronal aproximadamente 90°, se todos os ligamentos dojoelho forem seccionados e deixado apenas o LCA intacto e a perna solta, esta ficaria em rotação interna de 90°.(2) O ângulo do LCA em relação ao fêmur no plano coronal é de 28°.   
 

                            Figura 6: Bandas do LCA em flexão e extensão do joelho.
                                            ACL Bundles in flexion and extension of the knee.
 
Estas fibras são classicamentedivididas em duas bandas, a banda antero-medial que se origina na porção mais proximal da LCA e se insere na porção mais antero-medial da sua inserção tibial .A banda postero-lateral se origina mais distal em relação à origem femoral e se insere mais postero-lateral na inserção tibial, esta banda é o componente mais curto e de maior volume do LCA, e ainda uma terceira banda é descrita, a bandaintermediária (3).
      
O ligamento cruzado anterior tem em media um comprimento de 38mm e uma espessura de 11mm, que varia em sua extensão, sendo maior na porção mais distal. Tem como principal função evitar a anteriorização da tíbia, mas participa também como estabilizador das rotações do joelho.
 
Diversos estudos...
tracking img