Tornozelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇAO

Este trabalho tem como objetivo relatar a importância do tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: Tíbia, Fíbula e Tálus. tais como suas cracterisiticas, estruturas anatômicas, componentes, mobilidade, suas patologias dentre elas duas especificas como a entorse do tornozelo, que resulta do estiramento/rotura de ligamentos que ligam os ossos entre si, por seremsujeita a uma distensão excessiva devida torção do pé. A entorse do tornozelo resulta de uma lesão ligamentar secundária à rotação interna do pé - o pé fica preso no solo e o corpo roda para fora.
Como também a ruptura do tendão de Aquiles que é um grande e calibroso tendão que se localiza atrás do tornozelo, ligando os músculos da panturrilha (sóleo e gastrocnêmio) ao osso do calcanhar(calcâneo). Ele fornece força na fase de impulso da passada (ciclo da marcha), pois sua função é levar a ponta do pé para baixo, ou seja, nos ajuda ficar na ponta do pé (flexão plantar) ou saltar. É formado por um tecido inelástico, composto, na sua maior parte, por colágeno, porém é pobre em suprimento sanguíneo. São as fibras colágenas que dão resistência às trações sofridas pelo tendão, suas causas,sintomas, diagnósticos, tratamentos fisioterapeuticos, mostrar também como acontece a prevenção dessas patologias.

2. TORNOZELO

3.1. CONCEITO
O tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: Tíbia, Fíbula e Tálus.
A tíbia e a fíbula estão intimamente unidas, principalmente pela membrana interóssea e os ligamentos interósseos.

3.2. ESTRUTURA
Sabemos dosvários ligamentos que fazem parte da articulação do tornozelo mais existe três que tem maior importância na função biomecânica, que são: talocrural, subtalar, tibiofibular

* Articulação Talocrural - Formada pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus.
* Articulação Subtalar - Entre o tálus e o calcâneo.
* Articulação Tibiofibular - formada pela extremidadeinferior da tíbia e da fíbula (Gould, 1993).

Além das três articulações mais importantes para as funções biomecânicas temos a Articulação tíbio-társica que é o tornozelo propriamente dito. O encaixe tíbio-fibular se acopla de maneira exata com o tálus, permitindo o movimento de flexo-extensão neste nível.

3.3. COMPONENTES

A estabilidade do tornozelo se dá através de ligamentos, que são:ligamentos, colateral- medial- têm no maléolo tibial e inserção nos ossos navicular, talus e calcâneo: são eles tíbio talar anterior e posterior, tibiocalcâneo e tibionavicular, que juntos formam o forte ligamentos deltoide.
Ligamento colateral- tem origem no maléolo fibular. Sindesmose tibiofibular- tem origem na tíbia e inserção na fíbula: são eles: tibiofibular anterior e posterior einterósseos.

3.4. MOBILIDADE

Entre os movimentos que as articulações do tornozelo podem realizar estão:
* Flexão/extensão: FLEXÃO PLANTAR consiste em abaixar o pé procurando alinhá-lo em maior eixo com a perna, elevando o calcanhar do chão. A amplitude média desse movimento é de 50°.
* DORS0FLEXÃO: O movimento de aproximação do dorso do pé à parte anterior da perna. A amplitudedesse movimento é em torno de 20°

* Abdução/adução: ABDUÇÃO é o movimento que ocorre no plano transverso, com os artelhos apontando para fora.

* ADUÇÃO consiste no movimento oposto, de apontar os artelhos para dentro.

* Inversão/eversão: INVERSÃO ocorre quando a borda medial do pé dirige-se em direção a parte medial da perna. A amplitude máxima deste movimento é de 20°. Realizadoprincipalmente pelo músculo tibial posterior, e auxiliado pelos músculos gastrocnêmicos, sóleo e flexor longo dos dedos.

* EVERSÃO ocorre quando a borda lateral do pé dirige-se em direção a parte lateral da perna. A amplitude máxima é de 5°. Realizado principalmente pelos músculos fibular curto e longo, auxiliado pelos músculos extensor longo dos dedos e fibular terceiro.

*...
tracking img