Entorse de tornozelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entorse de tornozelo
A entorse é um movimento violento, com estiramento ou ruptura de ligamentos de uma articulação. A entorse de tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas frequentementeencontradas na população ativa, que geralmente envolve lesão dos ligamentos laterais. Ocorre com maior frequência nos atletas de futebol, basquete e vôlei.
A estabilidade lateral do tornozelo é dada pelomecanismo contensor dos ligamentos talo-fibular anterior, posterior e talo-calcâneo, associada ao terço distal da fíbula. O mecanismo de lesão habitual é a inversão do pé com flexão plantar dotornozelo, numa intensidade além do normal, que acontece geralmente ao pisar em terreno irregular ou degrau. Este movimento anômalo proporciona uma lesão que se inicia no ligamento talo-fibular anterior epode progredir para uma lesão do ligamento calcâneo-fibular, com o aumento da energia do trauma. A lesão do ligamento talofibular posterior é rara, ocorrendo apenas na luxação franca do tornozelo.Qual a classificação e o prazo de recuperação da entorse de tornozelo?
Depende da gravidade da entorse. Os ligamentos têm a vascularização regular e cicatrizam lentamente. O reparo é feito por tecidofibroso e colágeno. O prazo é:
• Grau I – estiramento ligamentar (uma a duas semanas de crioterapia (gelo), mais compressão, elevação, mais fortalecimento muscular e propriocepção (fisioterapia)).
•Grau II –lesão ligamentar e parcial ( imobilização de três a quatro semanas. Após faz-se: crioterapia, mais fortalecimento muscular e propriocepção.)
• Grau III – lesão ligamentar total (cirúrgicocom recuperação de oito a 12 semanas )

São necessários exames complementares?
A necessidade de exames complementares para entorse de tornozelo baseia-se na suspeita de fraturas associadas. Dasradiografias realizadas quando houver dor em pontos ósseos específicos ou na impossibilidade do apoio de marcha em doentes com lesão de tornozelo, 85% são normais. A ressonância magnética pode ser...
tracking img