Torneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ARACRUZ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA






TORNEAMENTO






GUSTAVO CAMPAGNARO
KEVIN CHIEPPE
RAFAEL FERNANDES
RODRIGO ROSSONI
TIAGO BISI








ARACRUZ
2012
GUSTAVO CAMPAGNARO
KEVIN CHIEPPE
RAFAEL FERNANDES
RODRIGO ROSSONI
TIAGO BISI







TORNEAMENTO





Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Tecnologia Mecânica comoparte da avaliação referente ao 6º período do curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Aracruz orientado pelo professor Braulio Santana.









ARACRUZ
2012


































1. INTRODUÇÃO

O torneamento é um dos processos de fabricação mais antigos que existe, o torneamento surgiu nas oficinas de peças cerâmicas na confecção devasos, tigelas e potes.

A sua evolução se deu com a da humanidade, pois com a necessidade de novos produtos, novas maquinas, precisou-se aprimorar os processos de fabricação de peças, onde o torneamento se tornou um processo que contempla peças se nao em todos, mais em quase todos os segmentos de máquinas.

Para se tornear uma peça, é necessario ter um torno. Existem varios tipos de torno, oseu uso é especifico para cada tipo de aplicação da peça a ser torneada.

Uma vez que temos o torno, temos que ter as ferramentas para tornear uma peça, onde cada tipo de material é necessario uma ferramenta especifica que atenda as caracteristicas do processo de retirada continua de cavaco. Pelo processo de torneamento podemos fazer inumeras peças, desde pinos roscados, punções, parafusos,eixos, roscas externas e internas, e etc.

2. TORNEAMENTO
O torneamento é a operação realizada pelo torno. Trata-se da combinação de três movimentos: movimento de corte (movimento rotativo realizado pela peaç), movimento de avanço (deslocamento da ferramenta de corte no decorrer da peça) e movimento de penetração (avanço da ferramenta em relação à peça). Em algumas aplicações, a peça pode serestacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo. O movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa que o diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avançar em direção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada.
O torneamento pode serdecomposto em diversos cortes básicos para a seleção de tipos de ferramentas, dados de corte e também para a programação de certas operações. Estamos nos referindo principalmente ao torneamento externo, mas é importante lembrar que existem outras operações mais específicas, como rosqueamento, ranhuramento e mandrilamento.

2.1. EVOLUÇÃO HISTORICA

O torno desde antigamente vem sendo usado como meiode fabricar rodas, partes de bombas de água, cadeiras, mesas, e utensílios domésticos. Sabe-se que antigas civilizações, a exemplo dos egípcios, assírios e romanos, já utilizavam antigos tornos como um meio fácil de fazer objetos com formas redondas.



Fig. 01: 1 Torno de arco usado no antigo Império Romano, 2 Torno de Vara usado na idade média, 3 Torno de Fuso usado a partir de 1600.

OsTornos de Vara foram muito utilizados durante a idade média e continuaram a ser utilizados até o século 19 por alguns artesões. Nesse sistema de torno a peça a ser trabalhada era amarrada com uma corda presa numa vara sobre a cabeça do artesão e sua outra extremidade era amarrada a um pedal. O pedal quando pressionado puxava a corda fazendo a peça girar, a vara por sua vez fazia o retorno. Por serfácil de montar esse tipo de torno permitia que os artesões se deslocassem facilmente para lugares onde houvesse a matéria prima necessária para eles trabalharem.


Fig. 02: Torno de Vara

A necessidade por uma velocidade contínua de rotação fez com que fossem criados os Tornos de Fuso. Esses tornos necessitavam de duas pessoas para serem utilizados, enquanto um servo girava a roda o...
tracking img