Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A narrativa literária costuma se apresentar em forma de prosa, mas pode ser também em versos (epopeia, romanceiros). Se tivermos de definir o texto narrativo de forma sucinta, citando Carlos Reis diremos que o texto narrativo é um processo de exteriorização, uma atitude objetiva e baseada na sucessividade.
No século XX, a partir do estruturalismo, surge uma espécie de teoria semiótica danarrativa (ou narratologia) que propõe-se estudar a narratividade em geral (romances, contos, filmes, espetáculos, mitos, anedotas, canções, músicas, vídeos). Encabeçados por Roland Barthes, estes estudos pretendem encontrar uma "gramática" da narrativa, mais ou menos como Saussure encontrara para a fala. É a partir daí que surgem as fichas de leitura e os estudos sobre o narrador, os actantes, asestratégias narrativas de determinada escola, entre outros.
Roland Barthes, mestre no estudo da narrativa, afirma que "a narrativa está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades, começa com a própria história da humanidade. (...) é fruto do génio do narrador ou possui em comum com outras narrativas uma estrutura acessível à análise".
Índice [esconder]
1 Ação
1.1Estrutura da narração
1.1.1 Sequência
1.1.2 Tempo
1.2 Personagens
1.2.1 Relevo das personagens
1.2.2 Composição
1.2.3 Caracterização
1.3 Espaço ou ambiente
1.4 Narrador
1.5 Sucessão e integração
1.6 Totalidade de significação
1.7 Em prosa e verso
2 Ver também
3 Ligações externas
4 Referências
[editar]Ação

A ação é o conjunto de acontecimentos que acontecem num determinado espaço etempo. Aristóteles, em sua Poética, já afirmava que "sem acção não poderia haver tragédia". Sem dificuldade se estende o termo tragédia à narração, e assim a presença de acção é o primeiro elemento essencial ao texto narrativo.
[editar]Estrutura da narração
A ação da narrativa é constituída por três ações: Intriga, Ação principal e Ação secundária.
Intriga: Ação considerada como um conjunto deacontecimentos que se sucedem, segundo um princípio de casualidade, com vista a um desenlace. A intriga é uma ação fechada.
Ação principal: Integra o conjunto de sequências narrativas que detêm maior importância ou relevo.
Ação secundária: A sua importância define-se em relação à principal, de que depende, por vezes; relata acontecimentos de menor relevo.
A narração consiste em arranjar umasequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
[editar]Sequência
A ação é constituída por um número variável de sequências (segmentos narrativos com princípio, meio e fim), que podem aparecerarticuladas dos seguintes modos:
encadeamento ou organização por ordem cronológica
encaixe, em que uma ação é introduzida numa outra que estava a ser narrada e que depois se retoma
alternância, em que várias histórias ou sequências vão sendo narradas alternadamente
pela forma que foi escrito esse eu lirico deve ser mais abrangente de forma que o leitor se familiarize com a leitura.
A açãopode dividir-se em:
apresentação ― é o momento do texto em que o narrador apresenta as personagens, o cenário, o tempo, etc. Nesse momento ele situa o leitor nos acontecimentos (fatos).
desenvolvimento ― é nesse momento que se inicia o conflito (a oposição entre duas forças ou dois personagens). A paz inicial é quebrada através do conflito para que a ação, através dos fatos, se desenvolva.
clímax― momento de maior intensidade dramática da narrativa. É nesse momento que o conflito fica insustentável, algo tem de ser feito para que a situação se resolva.
desfecho ― é como os fatos (situação) se resolvem no final da narrativa. Pode ou não apresentar a resolução do conflito.
[editar]Tempo
Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos...
tracking img