Torneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA
CAMPUS PRAÇA XI
TURMA 3001

TORNEAMENTO

Grupo: DANILO FERNANDES
MARCIO SCHIAVINATO


INTRODUÇÃO

Gostaríamos de imediato de alertar ao leitor que o presente trabalho é mais uma compilação de textos e artigos existentes na internet em diversos sites de busca do que um texto original sobre o tema Torneamento. Os alunos se pautaram mais nos estudosintrodutórios do tema do que na originalidade da abordagem do mesmo, como forma de organizar a apresentação audiovisual que os alunos fizeram em sala sobre Torneamento.

Assim, procurou-se apresentar o torneamento sob a ótica da informação do mesmo para uma turma iniciante do curso de Engenharia Mecânica, sem pretensões de esgotar a matéria ou esmiuçar todo o cabedal de informações existente sobreeste tipo de máquina-ferramenta.

Por estar à disposição como fonte de consulta, a internet foi a fonte de informação dos alunos e também a origem dos textos e figuras utilizados na apresentação visual (slides) do tema.

TORNEAMENTO

CONCEITO

Se denomina torno mecânico (do latim tornus, este do grego τόρνος, gire, vuelta) uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica derevolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 4 castanhas ou fixada entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas.

O torneamento é a operação porintermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à forma como às dimensões.

|
Principais partes de um torno paralelo ou universal |
No torneamento, a matéria prima(tarugo) tem inicialmente a forma cilíndrica. A forma final é cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a ferramenta executa movimento de translação, enquanto a peça gira em torno de seu próprio eixo.

|

Evolução Histórica I

O torno desde antigamente vem sendo usado como meio de fabricar rodas, partes de bombas de água, cadeiras, mesas, e utensílios domésticos. Sabe-se que antigas civilizações,a exemplo dos egípcios, assírios e romanos, já utilizavam antigos tornos como um meio fácil de fazer objetos com formas redondas.
|
Os Tornos de Vara foram muito utilizados durante a idade média e continuaram a ser utilizados até o século 19 por alguns artesões. Nesse sistema de torno a peça a ser trabalhada era amarrada com uma corda presa numa vara sobre a cabeça do artesão e sua outraextremidade era amarrada a um pedal. O pedal quando pressionado puxava a corda fazendo a peça girar, a vara por sua vez fazia o retorno. Por ser fácil de montar esse tipo de torno permitia que os artesões se deslocassem facilmente para lugares onde houvesse a matéria prima necessária para eles trabalharem.
|
A necessidade por uma velocidade contínua de rotação fez com que fossem criados os Tornos deFuso. Esses tornos necessitavam de duas pessoas para serem utilizados (mais, dependendo do tamanho do fuso), enquanto um servo girava a roda o artesão utilizava suas ferramentas para dar forma ao material. Esse torno permitia que objetos maiores e com materiais mais duros fossem trabalhados.
Com a invenção da máquina a vapor por James Watt, os meios de produção como teares e afins foram adaptados ànova realidade. O também inglês Henry Moudslay adaptou a nova máquina a um torno criando o primeiro torno a vapor.
Essa invenção não só diminuía a necessidade de mão de obra, uma vez que os tornos podiam ser operados por uma pessoa apenas, como também fez com que a mão de obra se tornasse menos especializada. A medida que a manufatura tornava-se mais mecânica e menos humana as caras habilidades...
tracking img