Toria da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

CAPITULO 1 – 1ª Etapa
Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração
1.1 – Introdução
1.2 -Desenvolvimento
1.3 – Considerações Finais

CAPITULO 2 – 2ª Etapa
Abordagens Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração2.1 – Introdução
2.2 - Desenvolvimento
2.3 – Considerações Finais

1º Etapa
Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdio daadministração e abordagens clássicas da administração

1.1 – Introdução
O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolase essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes de cada uma, tendo como base a Teoria Clássica, uma vez que essa serviu de fundamento à todosos pensamentos posteriores. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais ecléticos, flexíveis e adaptáveis
1.2 - Desenvolvimento
A Teoria geral da administração teve inicio no século XX, devido a necessidade de grandes empresários como, Ford, Rockefeller,entre outras, de administrar adequadamente o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações, ou seja, a TGA, trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular.
Foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, seguindo, a partir deste ponto, uma evolução crescente, necessariamente acompanhando a própria evolução social, afinal , aorganização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade.
A Administração obteve diversos enfoques e visões através do tempo, contudo, apear dos diferentes tratamentos da administração, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins. A administração é praticada desde que existem os primeirosagrupamentos humanos. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. A cerca de 3.500 anos atrás, já era utilizado um sistema de administração hierarquizada. Mas foi com a Revolução Industrial doséculo XVII com o surgimento das máquinas a vapor, fator determinante na mecanização da indústria e da agricultura, com desenvolvimento do sistema fabril, e substituição da tarefa artesanal pela atividade da máquina, que se cria uma necessidade de sistematizar um processo administrativo que atendesse as exigências do novo modelo organizacional.
Surge, então, neste momento, no despontar do século...
tracking img