Sismica 4d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Metódos Indiretos de Prospecção

Alunos: Marcelle Lima, Felippe Dias, Denis Rodrigues, Diogo Pires , Bruno Monteiro e Estavão Miranda.

Sísmica 4 D : Conceito, Definição e Implementação

A tecnologia sísmica 4D abrange diversos levantamentos sísmicos de 3D efetuados durante a linha produtora de grandes campos de petróleo com o objetivo de maximizar o valor econômico em termos deredução de custos, aumento de produção, aumento na recuperação das reservas e melhoria no gerenciamento da segurança da produção.
A nomenclatura 4D é proveniente da variável tempo, ou seja, consiste em levantamentos sísmicos de 3D realizados em diferentes estágios da vida produtora do campo de petróleo. O levantamento base 3D, normalmente efetuado durante a fase de delineação ou de desenvolvimento docampo produtor, é utilizado como referência para posteriores levantamentos 3D efetuados em intervalos de tempo definidos em função da curva de produção ou depleção do campo de petróleo.
A grande aceitação do emprego da análise sísmica 4D pela indústria de petróleo é evidenciada pelo grande número de publicações recentes nas principais conferências e revistas científicas da área geofísica quetestemunham casos de sucesso da aplicação da tecnologia 4D. Cabe ressaltar que as experiências bens sucedidas na região do Mar do Norte, cujos resultados, acima da expectativa e amplamente divulgados, foram fundamentais para que a tecnologia 4D fosse globalizada.

AQUISIÇÀO DE DADOS SÍSMICOS
O processo de aquisição dos dados sísmicos é semelhante em terra e no mar, variando os equipamentosutilizados. Como o método é o mesmo, repetindo, geração de uma perturbação na superfície através de fontes de energia e recepção das reflexões desta onda através de receptores, outra mudança será a forma de dispor estes equipamentos. Em terra os geofones são enterrados no chão, enquanto que no mar os hidrofones são dispostos em cabos sismógrafos e puxados por uma embarcação.
Os receptores são afastadosequidistantemente (20 a 50 metros) e o comprimento do cabo sismógrafo pode variar até vários quilômetros (de 5 a 15 quilômetros).
Após ser efetuado o disparo a onda sísmica passa a se propagar no subsolo, ao encontrar uma interface entre dois tipos de rocha parte da onda sofre refração e continua se propagando para o interior do subsolo e parte da onda sofre reflexão passando a retornar para asuperfície. As parcelas das ondas que voltam à superfície são captadas pelos receptores, que registram o tempo de chegada da onda e a quantidade de energia retornada. A primeira figura mostra um exemplo de aquisição no mar e em terra.
Após o disparo e registro dos dados, tanto a fonte quanto os receptores são movimentados para frente para que seja realizado novo disparo e novo registro. Após váriose vários disparos toda uma linha na área a ser estuda é coberta, passando a fazer o mesmo processo para outra linha, até que seja coberta toda uma área.
Analisando este processo de aquisição verificamos que um ponto no subsolo é registrado várias vezes por receptores diferentes a medida que a fonte se desloca.

[pic]

PROCESSAMENTO

Na etapa de processamento dos dados sísmicos busca-seeliminar alguns erros inerentes ao processo e agrupar os dados dos receptores, de forma a obter, para cada ponto em superfície, um registro da amplitude da onda recebida de acordo com o tempo em que esta foi percebida. A este registro dá-se o nome de traço sísmico (figura 1). A junção de vários traços na linha sísmica resulta na linha sísmica (figura 2), e o conjunto de várias linhas sísmica forma ovolume sísmico (figura 3). Para a obtenção deste volume sísmico é necessária a realização de sísmica 3D, descrita posteriormente.
[pic] [pic]
[pic]

AQUISIÇÀO DE DADOS SÍSMICOS

O processo de aquisição dos dados sísmicos é semelhante em terra e no mar, variando os equipamentos utilizados. Como o método é o mesmo, repetindo, geração de uma perturbação na superfície através de fontes de...
tracking img