Torias adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
Com base nas pesquisas realizadas sobre: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental, teoria dacontingência, estudaremos as principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.
Iremos estudar os conceitosfundamentais de administração para compreender os processos administrativos.
















TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.
Os dois defendiam uma visão mecanicista, de pontos de vista diferentes. Foiexatamente assim que o engenheiro americano Taylor enxergava a organização de uma empresa de baixo para cima e o Francês Fayol, de cima para baixo.
A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial. A administração científica contribuiu bastante com a evolução do estudo dosprocessos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.
Talvez por isso, e levados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrial crescente, eles não tenham atinado para os aspectos humanos da administração. A “administração científica” alimentou um comportamento mecanicista que perduraaté os dias de hoje em muitas organizações.
A interpretação teórica, assim como a denominação teórica dos fatos e situações administrativas são consideradas por algumas como contribuições, apesar de muitas dessas interpretações terem um fundo ideológico e estarem embutidas no conceito do “homo economicus”. Entretanto, o fato concreto de terem tomado a iniciativa de estudar cientificamente aadministração, mesmo cometendo muitos erros já foi uma grande contribuição.
ORIGENS DA ORT
Foi nos primórdios da administração científica que surgiu a Organização Racional do Trabalho,  O R T  quando Taylor observou os operários aprendendo uns com os outros através da observação. Descobriu que esse costume natural entre os operários, desenvolvia diferentes métodos de execução da mesma tarefa,variando instrumentos e ferramentas para a mesma operação.
A partir dessas constatações, Taylor criou a Organização Racional do Trabalho, substituindo métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos.
FUNDAMENTOS DA ORT
1) Análise dos “tempos e movimentos”;
2) Estudo da fadiga humana;
3) Divisão do trabalho e especialização, reduzindo o trabalho a uma única tarefa, ou a tarefas simples;4) Desenho de cargos e tarefas;
5) Incentivos salariais e prêmios por produção;
6) “Homo Economicus” (o operário movido por recompensas financeiras);
7) Condições ambientais de trabalho;
8) Padronização de métodos, máquinas e equipamentos;
9) Supervisão funcional (administração funcional): A divisão do trabalho aplicada às chefias.
Destacamos as origens da ORT, porque ela foi um pontomarcante, consolidou e deu uma consistência objetiva aos postulados de Taylor e seus seguidores.



TEORIA CLÁSSICA

Muitas teorias da administração participam da abordagem clássica. Na verdade ela não foi uma criação individual do engenheiro Henri Fayol em 1916. Ele utilizou o modelo da organização militar como exemplo para estruturar suas proposições teóricas. Outros estudiosos de...
tracking img