Topologias de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

Redes de computadores e as tecnologias necessárias para conexão e comunicação através e entre elas continuam a comandar as indústrias de hardware de computador, software e periféricos. Essa expansão é espelhada pelo crescimento nos números e tipos de usuários de redes, desde o pesquisador até o usuário doméstico.

Ao longo da historia das redes, varias topologias foramexperimentadas, com maior ou menor sucesso. Os tipos aqui discutidos são esquemas básicos empregados na interconexão dos computadores, os demais existentes são variantes destas. A distância que um dado sinal percorre em um computador varia de alguns milímetros, como no caso de conexões de um simples CI, até vários centímetros quando a conexão de sinais envolve, por exemplo, uma placa mãe com conectorespara diversos circuitos. Para estas distâncias, o dado digital pode ser transmitido diretamente.Esses tipos conexão podem ser serial ou paralela.

1.1-Objetivos

- Citar alguns tipos de rede.

- Descrever as Topologias de rede e falar sobre suas vantagens e desvantagens.

- Citar algums padrões de comunicação.

2– DESENVOLVIMENTO 2.1 – Rede LAN (Local Area Network ).

Em computação, redede área local (ou LAN, acrônimo de local area network), ou ainda rede local, é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais preciso seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Taisredes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, além do que passam a ser denominadas MANs). Redes em áreas maiores necessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.

As LANs(Figura 1) são utilizadas para conectar estações,servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.



Figura 1: Rede Lan

2.2 – Rede Man ( Metropolitan Area Network).

Em computação (Metropolitan Area Network ou Rede de Área Metropolitana) abrange uma cidade. O exemplo mais conhecido de uma MAN é a rede de televisão a cabo disponível em muitas cidades.A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo, começaram a perceber que, com algumas mudanças no sistema, elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro. A televisão a cabo não é a única MAN. Os desenvolvimentos mais recentes para acesso à internet de alta velocidade sem fio resultaram em outraMAN (Figura 2), que foi padronizada como IEEE 802.16.



Figura 2 : Rede Man.

2.3 – Rede Wan ( Wide Area Network ).

A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN edas MAN.

A história da WAN (Figura 3) começa em 1965 quando Lawrence Roberts e Thomas Merril ligaram dois computadores, um TX-2 em Massachussets a um

Q-32 na Califórnia, através de uma linha telefônica de baixa velocidade, criando a primeira rede de área alargada (WAN).



Figura 3 : Rede Wan. 2.4 – TOPOLOGIAS DE REDES.

2.4.1 – Topologia Barramento.

Rede em barramento (Figura 4) éuma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro...
tracking img