Economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Globalização é fruto de um fenômeno econômico, que em decorrência deste fenômeno surge a necessidade da promoção da aproximação de diversos países, com o intuito de otimizar a maximização daprodução e do desenvolvimento econômico dos países membros.
A integração econômica tem sido pensada como uma alternativa de estratégia nacional, que tem como objetivo, fortalecer a capacidadede competir dos países membros.
Esse tipo de integração vem se mostrando importante aliado na evolução do produto interno bruto “PIB” dos países integrantes, no entanto, a cara criseeconômica sofrida por um dos membros dessa integração, cria-se um impacto diretamente no desempenho comercial dos países e em todo bloco econômico.
Visto que as relações econômicas entredeterminados países se mostrava já menos restrita, procedeu-se a criação do acordo geral de tarifas e comercio a GATT. A partir das normas estabelecidas pelo GATT, que vem sendo negociada desde 1947,originou-se a OMC.Que para a formação desses blocos estabeleceu determinadas regras e parâmetros, quais sejam, zonas de tarifas preferenciais, zona de livre comercio, união aduaneira, mercado comum,união econômica ou monetária.
Assim, a integração se procedimentaliza de forma gradual e de acordo com o regramento do GATT, como vem a seguir:
* Zona de Tarifas PreferenciaisÉ a etapa mais incipiente de integração econômica, pois se dá quando os Estados entram em acordo, em relação a reduzir parcialmente algumas tarifas alfandegárias, ou seja, quando o comercioentre os países membros são inferiores às tarifas cobradas de países não membros.
* Zona de Livre Comércio
É segunda etapa de integração econômica que consiste na eliminação de todasas barreiras tarifarias e não tarifárias que incidem sobre produtos, bens e mercadorias que se encontram em comercio exterior nos países integrantes dos blocos.Ou seja, é a eliminação total dos...
tracking img