Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As curvas de nível são linhas convencionais que unem todos os pontos à mesma altitude. Pode considerar-se que correspondem à secção dos terrenos por planos horizontaisequidistantes.
Umapropriedade importante diz que duas curvas de nível não podem se tocar ou se cruzar - caso isso ocorra, será resultado de um efeito visual, uma vez que na verdade uma curva passa por baixo da outra, edeve ser representada com uma linha tracejada ou pontilhada;
Se as curvas estão muito próximas, a altitude varia bastante naquela região e o relevo será íngreme. Se as curvas são bem espaçadas entresi, o relevo sobe ou desce de forma mais suave. Cachoeiras, por exemplo, são marcadas por rios que cruzam muitas curvas de nível em uma distância bem pequena, denotando uma queda brusca.
As curvasde nível dão informação de altitudes. No entanto, a sua configuração dá-nos informações muito precisas do relevo.
Objetivo
Usando o aparelho estação total, a partir de uma malha que será craida comvários pontos, traçaremos as curvas de nível e o perfil topográfico de uma área.
Procedimento
A estação total fornece o ângulo e a distancia de um determinado ponto em referencia a linha principal.A seguir como foram realizados os cálculos para determinar a linha da curva de nível em cada ponto:
Para cada ponto os Ângulos e distâncias foram feitos pela Estação total, encontramos o novo ânguloconsiderando o azimute (107º 22’ 30”) .

Para determinar as coordenadas foi feito o seguinte procedimento prar o eixo x e o eixo y , respectivamente.
Lado esquerdo do aparelho:
X = cos α*d, edo lado direito do aparelho:
X = sen α*d,

Lado esquerdo do aparelho:
X = sen α*d, Lado direito do aparelho:
X = cos α*d
Após encontrar as coordenadas, foi utilizado o autocad para desenhar ascurvas de nível.
As curvas de nível foram calculadas usando semelhança de triângulos:

A/C = B/D =>, onde transferimos direto para as coordenadas x, y , sendo cada uma :
X=(D*A/B )+ x1 e...
tracking img