Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPACTAÇÃO DOS SOLOS

A técnica de compactação é relativamente recente e o seu controle ainda mais recente. Antes dela os aterros eram feitos simplesmente lançando-se o material pela sua ponta. Resultava disso: uma compressibilidade exagerada do aterro devido aos grandes vazios que podiam formar-se entre as camadas lançadas , a grande porosidade do próprio material que permanecia em estadofofo, e a instabilidade do aterro, o qual poderia perder totalmente sua resistência se, porventura sofresse saturação por chuvas pesadas. Tudo isso levava a que os aterros necessitassem de um certo período de consolidação, para que pudessem ser utilizados com segurança.

ENSAIO DE COMPACTAÇÃO

Para determinação experimental da correlação entre a massa específica aparente seca, de um aterro esua umidade , e a energia utilizada para a compactação do mesmo, utiliza - se o chamado ensaio de compactação, ideado, por Proctor. Por esse ensaio chega-se `a conclusão de que há uma umidade ótima, para compactar o solo, para cada energia de compactação (peso do rolo compressor e n.º de passadas por camadas). A essa umidade corresponderá uma densidade máxima do solo atingida pela sua compactação.O ensaio consiste no seguinte: em um cilindro metálico de volume igual a 1 litro, compacta-se a amostra de solo. em três camadas cada uma delas por meio de 25 golpes de um peso de 2.5 Kg, caindo de uma altura de 30 cm. O cilindro é provido de um anel sobressalente para prender o excesso de material, o qual é retirado depois de completada a compactação. Raspa-se, então, a superfície do solo nocilindro para que se obtenha o volume exato de 1 L.
Esse ensaio foi padronizado pela associação dos departamentos rodoviários americanos AASHO (American Association of State Highway Officials) e tomou o nome de “Proctor Standart”. Entre nós ele foi normalizado pela ABNT, na sua MB-33, sob o nome de “Ensaio Normal de Compactação”.
Os equipamentos modernos utilizam pesos cada vez maiorespermitindo obter no campo densidades mais altas. Isto exigiu a modificação do ensaio normal de compactação. Utilizando-se soquetes de 5 Kg caindo de 45 cm de altura, e compactando-se o solo em 5 camadas com 50 golpes do soquete. É o ensaio “Proctor Modificado”.
Uma vez compactado o solo, com uma determinada umidade, no cilindro de proctor determina-se:
1) A massa específica aparente obtida:
g = P/V2) A umidade de uma pequena porção do solo retirada do material compactado:
h = Pa/Ps x 100

3) A massa específica aparente seca do solo compactado da umidade h:
gs = g / 1+h/100

Repetindo-se o ensaio para várias umidades teremos pares de valores (gs, h) com os quais se pode traçar a curva de proctor normal.
A umidade ótima é a massa específica aparente seca máxima, obtidasnum ensaio de compactação, dependem também da natureza do solo. Ao tentar-se compactar-se um solo, o esforço de compactação será mais ou menos efetivo conforme a sua granulometria e plasticidade.
Para as areias puras a compactação será totalmente ineficiente de tal forma que, na compactação de areias puras dever-se-á lançar mão de outras técnicas. Entretanto, para um solo arenoso, com umapequena que seja porcentagem de argila, a eficiência da compactação, a eficiência da compactação é grande. No caso de uma argila muito plástica, o esforço do rolo compressor fará com que a argila reflua, devido às suas propriedades plásticas, não havendo compactação eficiente. De uma forma geral pode-se dizer que para o mesmo esforça de compactação, atinge - se nos solos arenosos maiores valores de gsmáx. sobre menores h ot, do que nos solos argilosos.

TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS DE COMPACTAÇÃO DE ATERROS

Os solos são compactados pelo efeito de um dos seguintes esforços: pressão, impacto e vibração; ou pela combinação de dois ou todos eles. Segundo esses efeitos os rolos compressores seriam classificados nas seguintes categorias:
A) Compressores, tais como o rolo liso, o rolo de rodas...
tracking img