Curso de noivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
  | Curso para Noivos |   | |
Gn 2:18 – Lemos no capítulo 1 que tudo quanto Deus criara era "muito bom". Aqui pela primeira vez constatamos algo que "não era bom'. Realmente não é bom que o homem fique sozinho. Uma auxiliadora foi criada por Deus para estar com ele. "idônea", ou, "aquela que lhe corresponde ou "que está como diante dele". Existem situações em que pessoas ficam sós. O idealda criação de Deus é que cada homem tenha sua esposa, cada mulher o seu marido.
Gn 2:24 – Há três princípios sobre matrimônio neste texto:
1.                Deixar pai e mãe – Gênesis originalmente foi escrito na língua hebraica. No hebraico há um verbo forte aqui, com o sentido de "abandona". Não somente deixar pai e mãe. É abandonar !
Obviamente que não há o sentido de desprezo nestaidéia. Mas, sim, de uma real separação. O ideal é que o novo casal more LONGE dos pais dele ou dela. Porque iniciam vida nova. O casal agora é uma família: seus pais são apenas parentes.
O casal aprende a resolver todos os seus problema por si só. Sem a interferência "da barra da saia da mãe".
Suponhamos uma situação em que marido-mulher encontram-se em discordância ou problema. Ele (ou ela)procuram a "mãezinha". O que essa mãe (ou sogra) responderá ? Se for realmente sábia, dirá – "não me conte nada ! volte para seu lar ! resolvam vocês mesmos !"
2.                Une-se à sua mulher (união – O fator "UM") – tal princípio vale para ambos: Ele & Ela. Porém a maior ênfase é ao homem. O marido se une à sua mulher. Este é o princípio da FOCALIZAÇÃO. Ele focaliza sua atenção NELA. Geralmenteé mais comum que MULHERES focalizem sua atenção no lar. São elas que engravidam, amamentam... O marido é que tem que aprender que, casando-se, sua vida é a ESPOSA; sua vida são os filhos; o lar enfim. Seus pensamentos têm que estar 100 % voltados para o lar.
 
3.                Tornando-se os dois uma só carne – ambos uma só pessoa, na matemática de Deus 1 + 1 = 1. È uma linda semelhança comDeus: Deus é um, e ao mesmo tempo, TRÊS. O casal é um, e ao mesmo tempo duas pessoas.
Há um erro que as pessoas fazem ao dizer – "caso-me com fulano; dou 50% de minha vida a ele; ele me dá 50% também. Somados, somos um casal 100%. Erradíssimo. Se cada um dá só metade, a quem darão a outra metade ? E na matemática de Deus, duas metades somadas resultarão num casamento pela metade.
O certo é: ohomem inteiro (100%) doado à sua esposa;
A mulher inteira (100%) doada à seu marido;
Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais !
 
Gn 2:25 – estavam nus e não se envergonhavam ! Há 2 sentidos para "estar nu"
Físico: (corpo, sexo, contato íntimo, carícias, etc.) – esta parte é objeto de um estudo especial a respeito. Sobre a benção do sexo, do íntimo contato matrimonial |Mental: (conversa, relacionamento humano, sem segredo, sem barreiras ! |
Estar nu, especialmente na MENTE: desnudam-se um perante o outro. Relacionamento saudável ! Pois guardar segredos adoece o casal. Rancores guardados transformam-se em ressentimento com "mau cheiro". È terrível um casal onde não existe liberdade de expressão, onde cada um não pode falar o que gostaria de falar!
Perante ocônjuge, abrimo-nos inteiramente. Não há barreiras, máscaras, nada. A mulher conhece cada defeito dele; as fraquezas e limitações de seu marido. O homem conhece cada defeito dela; suas fraquezas e limitações. Isso é saudável.
Pessoas que não abrem seu coração a seu próprio cônjuge, ou, a ninguém, tornam-se neuróticas. Abrigam no próprio ser problemas que nunca se resolvem porque não são ventilados.Emboloram. Tornam-se ranzinzas e insatisfeitas. Como é bom ter alguém para desabafar, abrir o coração, falar tudo, ser compreendido ! E esse é o melhor amigo (ou amiga) é o próprio cônjuge.
O Amor
Perguntas:
1.                Como desenvolver o amor entre um casal ?
2.                O amor "apaixonado" de namorados continua na vida conjugal?
3.                Os anos de...
tracking img