Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA BÍBLICA

I. Introdução

A antropologia, por definição, nada mais é do que o estudo do homem.  Entretanto a Antropologia bíblica difere-se da Antropologia científica em fundamento, abordagem e propósito :

a) Fundamento: encontra-se exclusivamente na Revelação Especial de Deus ao homem;
b) Abordagem: feita a partir da visão bíblica do homem, e não, como propõe aantropologia científica, do homem pelo homem;
c) Propósito: demonstrar a postura privilegiada do homem em relação às demais criaturas, bem como sua atual deficiência moral diante de Deus;

A palavra antropologia provêm de dois termos gregos anthropos (homem) e logos (conhecimento) e se divide em dois grandes campos:

1- Antropologia Biológica ou física

Trata da evolução biológica e da adaptaçãofisiológica dos seres humanos.

2- Antropologia Social ou Cultural

Se ocupa das formas em que as pessoas vivem em sociedade, i.e., as formas da evolução de sua língua, cultura e costumes.
Foi o explorador frânces François Péron (1775-1810) quem primeiro usou o termo antropologia para designar o estudo do homem em seus diferentes aspectos, culturas e estado evolutivo.
 Talvez nenhuma outradoutrina da fé Cristã seja tão frontal ao pensamento filosófico de paradigmas socioculturais de todos os tempos como a doutrina do homem criado à imagem de Deus. Uma grande nuvem de controvérsias e protestos cerca-se ao redor dessa doutrina.
A antropologia, segundo a etimologia, é a ciência que busca conhecer o antropos, o humano. A Antropologia se ocupa em estudar o homem buscando compreendê-loatravés de seus antepassados históricos, abordando civilizações, etnias, tradições, culturas, religiões, rituais, símbolos, dentre outros. Aqui, o foco principal é sempre o homem. Teorias naturalistas relativas ao ser humano e às origens cosmológicas empreendem esforços sem igual na defesa do acaso, da geração espontânea do universo para o aparecimento acidental da vida. Tais teorias têm sidopromulgadas com veemência ao longo da história do homem.
Os gregos formaram numerosas perspectivas filosóficas e nelas se refletem os grandes problemas metafísicos, gnosiológicos, éticos e religiosos. O mesmo se pode dizer das populações cristãs desde os tempos da Idade Média. Também elas, embora profundamente preocupadas com o sobrenatural, com a relação do homem com Deus, com a vida futura e com asalvação eterna, elaboraram interpretações filosóficas bastante diversificadas.
Todavia, de acordo com a Bíblia, o homem foi criado à Imagem de Deus e, portanto, tem relação com Deus. Traços desta verdade acham-se até na literatura pagã. A doutrina bíblica da Imago Dei como pilar de sustentação e fundamentação da fé histórica, fé cristã, será aqui tratada nos seus aspectos gerais envolvidos naformação da doutrina, isto é, sua evidência Bíblica e importação sistemática para a tarefa de exegese Bíblica e construção teológica. Em seguida faremos uma identificação dos modelos teológicos principais da imago Dei que apareceram na história da igreja, tecendo uma análise crítica e conclusiva desses modelos. Finalmente, uma conclusão
sobre as questões relevantes e qual modelo parece mais fiel aoretrato Bíblico da natureza e do fim dos seres de natureza humana.
Pareceres e teorias, teológicas ou filosóficas, com bases bíblicas ou não, sobre o tema, contribuem para nossa maior compreensão da complexidade, muitas vezes, por nós negligenciadas da antropologia da imago Dei.
Pensamentos contributivos ao tema:
“Como imagem de Deus, somos responsáveis pela mordomia da razão dada peloCriador. Como cristãos, não somos racionalistas, mas entendemos que a razão reflete a imagem de Deus e é fundamental para compreender não só a Palavra de Deus, mas, também, o mundo por ele criado” (Sayão - Cabeças Feitas). “Além da sua participação como parte da criação divina, ele ou ela tem o privilégio de participar da IMAGO DEI, o que lhe dá a capacidade de criar e ser criativo”
(Cavalcante -...
tracking img