Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE FÍSICA III
PROF: FRANCISCO PESTANA
ALUNO: JEAN ALMEIDA 0911207

CAMPOMAGNÉTICO

O conceito de campo magnético pode se resumir: na região na qual um imã manifesta sua ação, apesar desta variar de ponto para ponto. Tal ação pode ser medida através de um vetor, denominado vetorindução que possui uma direção e um sentido.
O campo magnético tem sua representação feita através de linhas de indução, que são linhas imaginárias fechadas que saem do pólo norte e entram no pólosul (no interior de um ímã, as linhas de campo vão do pólo sul para o norte).
Diz-se que um campo magnético é uniforme quando o vetor campo magnético é constante em todos os pontos do campo. Nessecaso, sua representação é um conjunto de linhas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas. O campo magnético gera indução por meio de um ímã, ou seja, o vetor campo criado por esse ímãorienta os ímãs elementares de quaisquer outros metais que possam estar sob o efeito do campo.
Uma corrente elétrica pode criar um campo magnético ao seu redor. O sentido das linhas de campo magnéticocriado por uma corrente é estabelecido por uma regra conhecida como regra da mão direita. A intensidade do vetor campo magnético em qualquer ponto do campo é proporcional à intensidade da correnteelétrica e inversamente proporcional à distância desse ponto ao fio.
Uma espira circular percorrida por uma corrente também gera um campo magnético. Dependendo do número N espiras, o campo será N vezes maisintenso.
Um campo elétrico também pode ser gerado por um solenóide, um dispositivo constituído de um fio condutor enrolado em forma de espiras não-justapostas, o dispositivo também recebe o nome debobina.

DISCIPLINA DE FÍSICA III
PROF: FRANCISCO PESTANA
ALUNO: JEAN ALMEIDA 0911207
QUESTIONÁRIO/ELETROMAGNETISMO
1) Dois fios metálicos e longos são percorridos pelas correntes i1=2A...
tracking img