Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ENGENHARIA _____________
PROF.: JOAQUIM CARVALHO, M.Sc
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA I

ALUNO(A): ___________________________ MATRÍCULA: ________________



DATA DE ENTREGA: 13/04/2012



Lista de Exercícios


Generalidades
1o) Quais as diferenças e finalidades da Topografia e Geodésia? E quais os objetivos do estudo da Topografia nasengenharias?

Diferença entre Geodésia e Topografia: a Topografia é muitas vezes confundida com a Geodésia pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém, enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km), a Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porçõesdesta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. Portanto, pode-se afirmar que a Topografia, menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da Geodésia, ciência muito mais abrangente.

Importância: ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais,edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979). Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ouexecução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.

2o) Quais os modelados, citados em sala, utilizados para representar a superfície terrestre? E quais as diferenças entre os modelados: Geoidal e Elipsoidal?
3o) Quais as grandezas medidas em um levantamento topográfico? E quais os erros,e cuidados que devem ser tomados na Topografia?

4o) Se determinada cidade encontra-se representada pelo ponto Q, determine as coordenadas geográficas (ϕ, λ) deste ponto, marcado na quadrícula a seguir, utilizando o método da interpolação numérica.












5o) Determine as coordenadas planas UTM (E, N) dos pontos P e Q, marcado na quadrícula ao lado, utilizando o método dainterpolação numérica.












6o) A partir dos resultados da questão 5, determine: a) a distância entre os pontos P e Q, em quilômetros; e b) o rumo e azimute do alinhamento de P para Q.
7o) Explique a finalidade de cada um dos acessórios: piquetes, estacas e balizas em um levantamento topográfico.
8o) Em um levantamento de um alinhamento entre os pontos A e B, foram obtidos: DH =82,128 m e as cotas 60,050 m e 63,237 m, dos pontos A e B, respectivamente. Determine a declividade, em %, do terreno entre estes pontos.

Conversão entre Unidades Lineares
9o) Tem-se para a medida da distância horizontal entre dois pontos o valor de 8.480,96 polegadas. Qual seria o valor desta mesma medida em quilômetros?
10o) O lado de um terreno mede 31,50 metros. Qual seria o valor destemesmo lado em polegadas inglesas?
11o) Determine o valor em milhas, para uma distância horizontal entre dois pontos de 3.759 metros.

Conversão entre Unidades de Superfície
12o) Determine o valor em alqueires goiano, para um terreno de área igual a 150.834,567 metros quadrados.
13o) Determine o valor em hectares, para um terreno de área igual a 70.675,5678 metros quadrados.
14o) Determine ovalor em acres, para um terreno de área igual a 36,25 alqueires paulista.
15o) Sabendo-se que um alqueire geométrico equivale a um terreno de 220mx220m; que um acre equivale a 4046,86m2; e que uma porção da superfície do terreno medida possui 4,8 alqueires geométrico de área, determine a área desta mesma porção, em acres.

Conversão entre Unidades Angulares
16o) Determine o valor em grados...
tracking img