Cancer de mama

Páginas: 9 (2147 palavras) Publicado: 13 de abril de 2012
ESCOLA DE ENFERMAGEM MENINO JESUS
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM





DIEGO EDKSON CAMARA DE SOUZA
GEORGE FRANCISCO FARIAS DA SILVA







CÂNCER DE MAMA













NATAL – RN
2012
DIEGO EDKSON CAMARA DE SOUZA
GEORGE FRANCISCO FARIAS DA SILVA






CÂNCER DE MAMA






Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito ara obtenção dotítulo de Técnico de Enfermagem pela Escola de Enfermagem Menino Jesus.

Área de Concentração: Enfermagem
Orientadora: Lilia Maria Souza Simonett Morais













Natal – RN
2012
SUMÁRIO


1 – INTRODUÇÃO 04
2 – O CANCER DE MAMA 05
2.1 – Definição 05
2.2 – Sinais e sintomas 05
2.3 – Fatores de risco 06
2.4 – Tipos de Câncer de Mama 07
2.5 – Exames complementares dediagnóstico 07
2.6 – Tratamento 08
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 - Introdução

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de identificar o câncer de mama que é mais comum nas mulheres do que nos homens, os fatores que predispõe, os tipos de câncer de mama, os exames complementares para diagnóstico, e o tratamento do câncer pra uma vida saudável.




2 –CÂNCER DE MAMA

2.1 – Definição

O câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou caroço, quando não desaparece durante o ciclo menstrual e não muda de local quando apalpado. A maioria dos nódulos que aparecem na região mamária são tumores benignos, como os cistos e os fibroadenomas. A grande preocupação, portanto, é com os tumores malignos, que se desenvolve sem provocar dor, por isso deveser diagnosticado o mais precocemente possível a fim de possibilitar um tratamento curativo. Outros sinais que devem ser pesquisados são: edema (inchação), retração da pele (covinha), pele em “casca de laranja”, eritema (vermelhidão), alteração da aréola, ulceração, sangramento ou desvio do mamilo. Embora o câncer de mama no início não apresente dor, qualquer sensibilidade dolorosa fora doperíodo pré-menstrual deve ser relatada ao médico.


2.2 – Sinais e sintomas

O sinal mais comum do câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou caroço. A maioria dos nódulos que aparecem na região mamária são tumores benignos, como por exemplo, os cistos e os fibroadenomas.
Os tumores malignos, como o câncer de mama, que se desenvolve sem provocar dor, por isso devem ser diagnosticados o maisprecocemente possível a fim de possibilitar um tratamento curativo.
Outros sinais são: edema (inchação), retração da pele (covinha), pele em “casca de laranja”, eritema (vermelhidão), alteração da aréola, ulceração, sangramento ou desvio do mamilo.






2.3 – Fatores de risco

Vários fatores de risco bem estabelecidos estão associados ao desenvolvimento de Câncer de mama, mas é muitoimportante ressaltar que muitos casos ocorrem sem nenhum fator de risco identificável:

 Tabagismo;
 Ingestão de bebidas alcoólica;
 Sedentarismo;
 Dieta rica em gorduras de origem animal;
 Idade. Incidências nas mulheres com idade acima de cinquenta anos;
 Sexo. O câncer de mama é sobretudo uma afecção do sexo feminino, embora os homens também possam ser acometidos (aproximadamente1% dos casos);
 História pessoal ou familiar de câncer de mama. Mulheres que já tiverem câncer de mama têm mais chances de desenvolver câncer no outro seio também. E Mulheres que tenham parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) diagnosticadas com câncer de mama têm o risco aumentado. Este risco se eleva ainda mais se tiver mais de um parente com câncer de mama.
 Longa história menstrual.Mulheres que iniciaram a menstruação antes dos 12 anos ou tiveram menopausa após os 55 possuem maior risco.
 Não ter engravidado ou ter engravidado tardiamente. Mulheres que engravidaram pela primeira vez após os 35 anos ou que não tiveram nenhuma gestação possuem maior risco. Acredita-se que a gestação obriga as glândulas mamárias a se maturarem, ao se prepararem para produzir leite.
...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Cancer de mama
  • cancer de mama
  • Câncer de Mama
  • Cancer de mama
  • Câncer de mama
  • Câncer de mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!