Cancer de mama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE ENFERMAGEM MENINO JESUS
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM





DIEGO EDKSON CAMARA DE SOUZA
GEORGE FRANCISCO FARIAS DA SILVA







CÂNCER DE MAMA













NATAL – RN
2012
DIEGO EDKSON CAMARA DE SOUZA
GEORGE FRANCISCO FARIAS DA SILVA






CÂNCER DE MAMA






Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito ara obtenção dotítulo de Técnico de Enfermagem pela Escola de Enfermagem Menino Jesus.

Área de Concentração: Enfermagem
Orientadora: Lilia Maria Souza Simonett Morais













Natal – RN
2012
SUMÁRIO


1 – INTRODUÇÃO 04
2 – O CANCER DE MAMA 05
2.1 – Definição 05
2.2 – Sinais e sintomas 05
2.3 – Fatores de risco 06
2.4 – Tipos de Câncer de Mama 07
2.5 – Exames complementares dediagnóstico 07
2.6 – Tratamento 08
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 - Introdução

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de identificar o câncer de mama que é mais comum nas mulheres do que nos homens, os fatores que predispõe, os tipos de câncer de mama, os exames complementares para diagnóstico, e o tratamento do câncer pra uma vida saudável.




2 –CÂNCER DE MAMA

2.1 – Definição

O câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou caroço, quando não desaparece durante o ciclo menstrual e não muda de local quando apalpado. A maioria dos nódulos que aparecem na região mamária são tumores benignos, como os cistos e os fibroadenomas. A grande preocupação, portanto, é com os tumores malignos, que se desenvolve sem provocar dor, por isso deveser diagnosticado o mais precocemente possível a fim de possibilitar um tratamento curativo. Outros sinais que devem ser pesquisados são: edema (inchação), retração da pele (covinha), pele em “casca de laranja”, eritema (vermelhidão), alteração da aréola, ulceração, sangramento ou desvio do mamilo. Embora o câncer de mama no início não apresente dor, qualquer sensibilidade dolorosa fora doperíodo pré-menstrual deve ser relatada ao médico.


2.2 – Sinais e sintomas

O sinal mais comum do câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou caroço. A maioria dos nódulos que aparecem na região mamária são tumores benignos, como por exemplo, os cistos e os fibroadenomas.
Os tumores malignos, como o câncer de mama, que se desenvolve sem provocar dor, por isso devem ser diagnosticados o maisprecocemente possível a fim de possibilitar um tratamento curativo.
Outros sinais são: edema (inchação), retração da pele (covinha), pele em “casca de laranja”, eritema (vermelhidão), alteração da aréola, ulceração, sangramento ou desvio do mamilo.






2.3 – Fatores de risco

Vários fatores de risco bem estabelecidos estão associados ao desenvolvimento de Câncer de mama, mas é muitoimportante ressaltar que muitos casos ocorrem sem nenhum fator de risco identificável:

 Tabagismo;
 Ingestão de bebidas alcoólica;
 Sedentarismo;
 Dieta rica em gorduras de origem animal;
 Idade. Incidências nas mulheres com idade acima de cinquenta anos;
 Sexo. O câncer de mama é sobretudo uma afecção do sexo feminino, embora os homens também possam ser acometidos (aproximadamente1% dos casos);
 História pessoal ou familiar de câncer de mama. Mulheres que já tiverem câncer de mama têm mais chances de desenvolver câncer no outro seio também. E Mulheres que tenham parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) diagnosticadas com câncer de mama têm o risco aumentado. Este risco se eleva ainda mais se tiver mais de um parente com câncer de mama.
 Longa história menstrual.Mulheres que iniciaram a menstruação antes dos 12 anos ou tiveram menopausa após os 55 possuem maior risco.
 Não ter engravidado ou ter engravidado tardiamente. Mulheres que engravidaram pela primeira vez após os 35 anos ou que não tiveram nenhuma gestação possuem maior risco. Acredita-se que a gestação obriga as glândulas mamárias a se maturarem, ao se prepararem para produzir leite.
...
tracking img