cancer de mama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 1 Câncer De Mama
‘‘O câncer de mama é o mais comum em mulheres e sua incidência é elevada no reino unido .É mais freqüente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, porem menos freqüente entre as japonesas .’’ (SPENCE ; JOHNSTON , 2001, p. 297)


1.2 Fatores de Riscos
SPENCE eJOHNSTON ( 2001) Fatores de Riscos Associados ao câncer de mama são :
Idade , a incidência do câncer pode aumentar com a idade da paciente , uma mulher de 80 anos tem bem mais chances de ter câncer do que uma mulher de 30 anos .
Obesidade ,o aumento de gordura da dieta foi acusado como responsável pelo aumentos das taxas de cânceres de mama , acredita-se que o aumentos da gordura nadieta pode aumentar o risco de câncer de mama .
Consumo de Álcool, a um risco bem grande de mulheres que ingerem álcool terem câncer de mama .
Irradiação ,a partir de estudos realizados com mulheres japonesas expostas as bomba atômicas e mulheres expostas repentinamente a radiação medica , ficou bem claro que a radiação ionizante ao tórax antes dos 40 anos pode sim ser um grande fatorpara a paciente vir a ter um câncer de mama
Historia Familiar De Parentes em primeiro grau , cerca de 10% das mulheres que desenvolvem câncer de mama possuem uma predisposição genética , tendo assim que as outras 90% não tem essa predisposição genética .

Sabidamente, os principais fatores de risco para o câncer de mama são de natureza biológica e dizem respeito àhistória reprodutiva e familiar da mulher. A importância, contudo, dos fatores ambientais na etiologia do câncer de mama é clara quando se observa as alterações das taxas em populações migrantes. As taxas de ocorrência entre imigrantes europeus, nos Estados Unidos, aumentaram mais rapidamente do que as de imigrantes japoneses e chineses. A correlação positiva entre nível socioeconômico e a ocorrência decâncer de mama têm sido descrita amplamente. No Brasil, estudo baseado em dados de mortalidade das capitais brasileiras comprova esta relação. Outro indicador indireto desta relação pode ser conferido pelas taxas superiores de mortalidade por câncer de mama na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se comparadas às do interior do Estado.
MENDONCA, Guinar Azevedo e Silva. Câncer na populaçãofeminina brasileira. Rev. Saúde Pública . 1993, vol.27, n.1, pp. 68-75. ISSN 0034-8910.  doi: 10.1590/S0034-89101993000100011. 
2.1 Câncer de mama em grávidas
Cerca de 2% de todos o cânceres de mamas ocorrem na gravidez , com seu diagnostico sendo difícil em função da dificuldade de identificar uma massa discreta em uma mama que esta aumentando de tamanho , com o que uma porcentagem muitomaior de mulheres com linfonodos positivos. Alem disso, não há evidencias de que o câncer de mama que ocorre na gravidez seja mais agressivo do que o outro câncer , não deve se usar a radioterapia na gravidez pois ela pode lesar o feto sendo assim só se deve fazer uma mastectomia total ou parcial . Com 80% das recorrências ocorrem nos dois primeiros anos ,geralmente se recomenda quea paciente não engravide neste período , mas a gravidez não é um aumento significativo dessa doença .(SPENCE e JOHNSTON,2001)

3.1 Câncer de mama Masculino
‘‘ O carcinoma da mama masculina é um fenômeno raro, que representa menos de 1% de todos os cânceres de mama. A patologia de câncer de mama masculino é semelhante á do câncer de mama feminino.” (SPENCE e JOHNSTON ,2001, p 314)
Odiagnóstico do câncer de mama masculino ocorre mais tarde se comparado ao feminino, com idade de 60 anos sendo que nas mulheres é detectado em média 10 anos antes. Esse atraso no diagnóstico leva a detecção de casos avançados da doença por desconhecimento do problema pelo paciente e, muitas vezes, pelo médico3,6,16,17,18,19. Devido ao tumor estar próximo à pele e a musculatura, justifica-se uma...