Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TOPÓGRAFO

O HISTÓRICO

A palavra TOPOGRAFIA tem sua origem na escrita grega, donde TOPOS significa: lugar e GRAPHEN significa: descrição. Desta maneira pode-se dizer que a TOPOGRAFIA é a ciência que trata do estudo da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre. Desde os primórdios da civilização, ainda em seu estágio primitivo, o homem tratou de demarcar suaposição e seu domínio. Sem saber, ele já aplicava a topografia.

Nos primórdios da civilização, ainda num estágio primitivo, a primeira condição imposta ao homem foi a de habitar a terra. Aos poucos, viu-se diante da necessidade de criar ao seu redor os meios indispensáveis para se estabelecer e apoderar-se do ambiente onde lhe foi outorgado o direito de subsistir. Neste ambiente hostil e desconhecido,instala o seu domínio e se apercebe de imediato e por pura intuição, das irregularidades físicas que superfície terrestre apresenta e, através do conhecimento rudimentar que possuía, procura tirar proveito das vantagens vencer as dificuldades que tais aspectos do solo constituíam.

A partir de então, limitado pelas possibilidades e exigências da vida primitiva, o homem deu início à prática daTOPOGRAFIA, avaliando o melhor lugar para estabelecer sua habitação, tendo em vista os acidentes naturais, a proximidade de locais com água e a facilidade de se abastecer dela e do necessário à sua manutenção.
Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamenteas medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação (chamadas locações) e acompanhamentos de obras como: projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimento de terra (cubagem de terra), etc.

O termo só se aplica aáreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo geodésia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção.
É também muitas vezes utilizado como ciência necessária à caracterização da intensidade sísmica num dado local, visto que só em locais onde a topografia é conhecida, é que sãopossíveis identificações de intensidade.

Os babilônicos, os egípcios, os gregos, os chineses, os árabes e os romanos foram os povos que nos legaram instrumentos e processos que, embora rudimentares, serviram para descrever, delimitar e avaliar propriedades tanto urbanas como rurais, com finalidades cadastrais.  

 
[pic]

GROMA EGÍPCIA Instrumento primitivo paralevantamentos topográficos.
Era utilizado em áreas planas para alinhar direções até objetos distantes e então, transferir as linhas de visada para o solo, mascando neles linhas retas.
Alternativamente era possível marcas os ângulos necessários para erguer construções como as pirâmedes. Retângulo de Pitágoras (lados de 3-4-5 metros).
 
No ano de 1300, segundo dados deLevi Ben Gerson, se conhece um mecanismo para a medida indireta da distância, mediante o movimento de uma barra perpendicular (balestilha) a outra principal graduada, que proporcionava assim os ângulos paraláticos.

[pic]

A bússola, desde sua invenção pelos chineses, chegou a ser a precursora do teodolito.

[pic]

Em 1610 aparece a corrente de Agrimensor

[pic]

Em 1720 seconstrói o primeiro teodolito.

Em 1740 aparece o primeiro esquadro duplo.

[pic]

Em 1862 apareceu o THEO 010

[pic]

Teodolito Wild T3 e T2
O DKM3 da Kern apareceu em 1939

[pic]

O primeiro distanciômetro eletro-óptico se fabricou na Rússia em 1936

[pic]

Com o aparecimento dos sistemas eletrônicos de captação de ângulos, a corrida contra o tempo tem sido mais...
tracking img