Top down e bottom up

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“ Top down” (de cima para baixo) e “ Bottom-up” (de baixo para cima)


Top-down (de cima para baixo) tem como vantagem o facto de serem as pessoas com poder de decisão a marcar o passo – definem os alvos e objetivos e fornecem o financiamento. A implementação é deixada ao pessoal apropriado.
Esta abordagem assume um carácter diretivo, por exemplo:

Exploraremos o novo mercado.Eliminaremos alguns segmentos da nossa linha de produção corrente.
Competiremos num novo segmento de mercado com um novo produto.
Investiremos nesta nova tecnologia no futuro.
Faremos um investimento no automatismo da produção.

Tais diretivas não deixam dúvidas sobre onde a empresa encontrará o seu futuro. Os únicos limites da inovação top-down são os recursos humanos.

Exemplo de uma inovaçãotop-down:
Em 1982, a Canon começou a reconceptualizar o negócio das fotocopiadoras e investigou as possibilidades de tornar as fotocopiadoras mais leves e compactas. A direção sabia que uma fotocopiadora inovadora não surgia com apenas alterações menores nos componentes e modificações na linha de produção. Necessitaria de uma análise meticulosa do mercado de forma a definir as características,vantagens e benefícios requeridos. A Canon abordou a oportunidade com uma equipa de projeto de alto nível.


A equipa incluía:
Gestor de projeto – o diretor do Centro de Desenvolvimento dos Produtos Reprográficos (CDPR);
Consultor do diretor da gestão do projeto da CDPR;
Diretor do planeamento corporativo técnico e centro de operações;
Membros representantes do controlo da qualidade, finançase marketing;
Grupo de trabalho para examinar os problemas em cópias a cores.


Bottom-up (e baixo para cima) é a inovação que surge algures no interior da empresa. Todos são bem-vindos a participar na inovação bottom-up (de baixo para cima). Este tipo de inovação fornece os maiores desafios aos inovadores – aquelas pessoas que pensam de modo diferente, que têm muitas questões, muitosinteresses, que estão insatisfeitos com a mudança, que são considerados arrogantes, que trazem uma perspectiva diferente, que perguntam mais vezes “porque não?” do que “porquê?”, que criam problemas com os seus superiores diretos, mas que são, isso sim, o “sangue” e o futuro da empresa. Estas são as pessoas que surgem com ideias novas e estão dispostos a passar em primeira mão pelo laborioso processo dese autoconvencerem e depois convencer diferentes níveis de gestão do valor dessas ideias.

Exemplo de inovação bottom-up:
A 3M é um bom exemplo de inovação bottom-up. A 3M opera, atualmente, em 63 países e promove o espírito empreendedor a nível mundial. A 3M é a líder de abrasivos revestidos e não revestidos, fitas de composições inimagináveis, transporte e segurança pessoal, sistemas deinformação médico e farmacêutico e é, também, líder no fornecimento de produtos isoladores e protetores para indústrias ligadas à eletrônica, as notas Post-it e outros produtos relacionados.
A inovação faz parte da cultura da empresa e tem sido estimulada há mais de setenta e cinco anos. Essa cultura, além de dar liberdade de ação e oportunidades de explorar novas ideias, foi guiada por disciplinafinanceira e operacional. A história de alguns dos seus produtos revela que as suas principais divisões incluíram algumas ameaças de despedimento pela direção se a pessoa responsável pelo produto não cessasse de investir tempo desnecessário nesse produto. Essa história também revela que os indivíduos ameaçados continuaram os seus esforços apesar das objeções da direção.







Ba é umcontexto que significa grosseiramente “Lugar”, que na filosofia japonesa, este local é
chamado de “ba”, que pode ser considerado um espaço compartilhado que serve como base para a criação do conhecimento, que envolve uma interação muito mais forte entre pessoas que em tecnologia.
Um espaço permanente que tenha o contexto ideal para a Criação do Conhecimento (um local para rede de interação – rede de...
tracking img